Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças!

Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças!

Texto divulgado em 30/01/2024


A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças! tem por objetivo conscientizar os médicos e a população geral sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase. O termo ‘mil dias’ faz referência às 40 semanas de gestação (270 dias) somadas aos dois primeiros anos de vida (730 dias). A campanha visa, ainda, colaborar com os gestores de saúde pública e sociedade civil na implementação de ações que possam contribuir na qualidade de vida futura das crianças.

“A campanha Fevereiro Safira é de extrema importância para a sociedade, uma vez que as intervenções básicas propostas no período dos primeiros mil dias são essenciais para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento. Em primeiro lugar, é preciso assegurar às grávidas uma boa saúde no pré-natal e nutrição adequada durante a sua gestação e lactação. O leite materno é importante para garantir a boa nutrição dos bebês, atendendo às necessidades nutricionais dos lactentes. Após o nascimento, é fundamental levar a criança às consultas de rotina com o pediatra para acompanhar o seu crescimento e estimular a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, continuando até os dois anos, juntamente com a alimentação complementar indicada, na busca de se evitar tanto a desnutrição quanto a obesidade, tão prejudiciais ao futuro dos pequenos. Todos estes cuidados impactam na redução da mortalidade e danos ao crescimento e ao neurodesenvolvimento da criança, e diminuem o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como por exemplo diabetes e hipertensão arterial durante a vida adulta.

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A escolha desse período da vida (mil dias) se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso (cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesta fase), e aos nutrientes e estímulos adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta. Além disso, os cuidados durante o pré-natal são imprescindíveis. A gestante deve ser orientada com atenção, pois o déficit em nutrientes pode ocasionar bebês com baixo peso ao nascer e prematuridade e, em excesso, recém-nascidos com sobrepeso. Nessa abordagem, contemplam-se diversos aspectos: além da nutrição, estímulos familiares e ambientais e preparo da parentalidade, visando o desenvolvimento mental e a prevenção de distúrbios emocionais dos pequenos, até cuidados com a saúde e vacinação da grávida e da criança são medidas essenciais. Ainda, recomendações sobre o estilo de vida da gestante, evitando o fumo e também o álcool, para prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), são igualmente importantes. Por fim, a orientação dos  diversos profissionais de saúde e o acolhimento familiar e social são primordiais na promoção da saúde materno-infantil que terão repercussões em todo o ciclo de vida.

Rubens Feferbaum, presidente do Núcleo de Estudos dos Mil Dias da SPSP e coordenador da Campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças!  

Organização: Núcleo de Estudos dos Mil Dias da SPSP