Com pesar, a SPSP despede-se de seu grande colaborador, o Dr. Eric Yeuda Schussel

Diretoria da SPSP
Texto divulgado em 03/02/2016


Em 15 de janeiro, faleceu o benquisto colaborador da SPSP e da SBP, o Dr. Eric Yeuda Schussel.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em 1966, especialista Pediatria pela SBP, fez sua carreira em São Paulo, inicialmente no Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Em 1987 especializou-se como Psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

Como tal, contribuiu de modo significativo como membro dos Departamentos Científicos de Saúde Mental da SPSP e da SBP (atual Departamento de Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento da SBP) e, na área acadêmica, foi docente na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), vinculado ao seu Departamento de Pediatria.

Aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo sabem o quanto ele foi uma pessoa que amava a vida e buscava, intensamente, vivenciar, como médico e cidadão, os seus ideais.

Exercia suas atividades com intensa dedicação a seus pacientes, tanto no aspecto científico quanto no aspecto humanístico. O olhar atento às influências na vida da criança incluía não só a mãe, mas todos os envolvidos no seu ambiente social.

Muito além de um profissional dedicado e humanístico, tornou-se amigo de muitos que o acompanharam em sua jornada. Sempre presente, devotado e solidário, procurava caminhos para melhorar as condições profissionais de seus colegas e dos locais de trabalho.

Transcrevemos e referendamos o que disse o Dr. Eraldo Samogim Fiore, seu amigo desde os tempos da faculdade de medicina na PUCPR: “Foi uma figura ímpar da medicina e da espécie humana, e seu exemplo estará presente para sempre.”

A todos: pediatras, amigos, colegas, alunos, pacientes e família, ficam as melhores lembranças, a admiração e a saudade.

Diretoria da SPSP