Compromisso com o futuro

Compromisso com o futuro

O mês de outubro, em termos de datas comemorativas, é muito interessante. Reúne em dias diferentes comemorações que conversam entre si, apontando para um fim comum. Vejam esta sequência: 2 de outubro: Dia internacional da não violência e Dia do anjo da guarda. 13 de outubro: Dia internacional para a redução de desastre.

Nessas comemorações se visa conscientizar para a prevenção da violência e dos eventos advindos de catástrofes e outros desastres. Em ambas há a possibilidade de mortes por fatores externos, mutilações, incapacitações, dor, sofrimento. É muito interessante, quase “terapêutico”, que se convide “o anjo da guarda” a participar dessa empreitada. Nem sempre os nossos recursos como pessoas ou sociedade parecem satisfazer a necessidade. Às vezes passam de largo ou são absolutamente impotentes. Como os acidentes não avisam quando vão acontecer efetivamente, embora muitos possam até ser pré-anunciados, é muito interessante (ou bom) saber que há um anjo da guarda de “plantão” a cada dia.

Conscientizar para prevenir. Este deve ser um compromisso da família, da escola, dos entes públicos, dos serviços de proteção à criança e ao adolescente. É um compromisso em especial com o futuro, com o legado que deixaremos para os que virão depois de nós.

A violência se intensifica quanto mais injusta for uma sociedade. Quanto mais desigualdade existir, quanto mais portas se fecharem para os jovens no mercado de trabalho, quanto maior a pobreza, quanto mais evasão escolar ocorrer, quanto mais analfabetos tecnológicos existirem, mais terreno fértil a violência encontrará para prosperar.

Desastres acontecem, tanto pelo infortúnio causado pela aleatoriedade, quanto pelo descaso. Aos primeiros chamamos de fatalidade, aos segundos de omissão inaceitável. Para os primeiros, não temos antídotos. Para o segundo caso é onde devemos alocar os nossos esforços.

Esses eventos têm causas multifatoriais. O fenômeno das enchentes provocadas por chuvas torrenciais pode nos ajudar a compreender a complexidade do tema e as suas inter-relações: enchentes severas podem ter seu impacto diminuído quando há desassoreamento de rios, quando os esgotos têm seu escoamento assegurado, quando há a coleta e o despejo adequado do lixo, quando ocorre a preservação das margens dos mananciais e reservatórios de águas para abastecimento populacional, quando se mapeiam as áreas de riscos para deslizamentos, quando se cuida do ecossistema e de sua preservação. O nosso estilo de vida é parte dessa equação. O consumismo agride o ambiente e acentua desigualdades. O consumerismo é uma nova óptica que harmoniza o consumo com a necessidade e evita o acúmulo e o desperdício. Dia 15 de outubro é o Dia do consumo consciente.

Os temas apresentados têm que ser enfrentados com seriedade por todos que compõem a sociedade atual. Este é o selo de confiança deste compromisso com o futuro.

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP