Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP 2022

Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP 2022

Foi realizado, na sede da SPSP, em 6 de outubro, o Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP 2022, organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e pelo Programa de Reanimação Neonatal SBP/SPSP. O evento teve por objetivo ensinar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde, que atendem ao neonato na sala de parto e/ou unidade neonatal, a ser parte da equipe que realiza os procedimentos de reanimação em recém-nascidos pré-termo tardios, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as diretrizes do PRN-SBP de 2022.

O curso, coordenado por Mandira Daripa Kawakami e Silvia Heloisa M. Loffredo, contou com 23 participantes, que tiveram duas aulas teóricas e cinco aulas práticas. Cada instrutor credenciado do PRN-SBP – Ana Tomie Kurauchi, Bettina Barbosa Figueira e Antonio Carlos de Moraes – ministrou o treinamento para o máximo de 6 alunos. Também foi apresentado um vídeo de ventilação com pressão positiva com balão autoinflável e máscara facial em recém-nascido >=34 semanas – Acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/ (descer a páginas até o final para ver o vídeo).

Material didático para leitura – Documento Científico: Reanimação do recém-nascido >=34 semanas em sala de parto: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria 2022 – Acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/

Clique aqui para obter o Certificado de aprovação (validade até março de 2027)

Programação

Apresentação da dinâmica do curso e Pré-teste
Aula teórica 1: Passos iniciais e VPP com máscara
Aula prática I: Passos iniciais
Intervalo
Aula prática II: Ventilação com balão e máscara facial
Almoço na Sede da SPSP
Aula teórica 2: Auxiliando na reanimação avançada
Aula prática III: Ventilação com máscara laríngea
Aula prática IV: Ajudando a intubar e ventilar com cânula traqueal
Intervalo
Aula prática V: Massagem cardíaca e medicações
Pós-teste, avaliação do curso e encerramento

Legislação do Ministério da Saúde: Normatização técnica da capacitação de profissionais médicos e de enfermagem em reanimação neonatal para atenção a recém-nascido no momento do nascimento.
PORTARIA Nº 371/2014 SAS/MS – 08/05/2014
NOTA TÉCNICA Nº 16/2014 CRIALM/DAPES/SAS/MS -13/06/2014

No Estado de São Paulo, a presença de profissional habilitado em Reanimação Neonatal na sala de parto em hospitais, clínicas e unidades SUS é regulamentada no Decreto 58.849/2013 da Lei Estadual 14.686/2011