Área de atuação em Nutrição Enteral e Parenteral – Prazo de inscrições para concurso se encerra dia 31/07

Texto divulgado pela SPSP em 22/06/2017
Texto original divulgado no site da SBP em 21/06/2017


Os drs. Rubens Feferbaum e Izaura Merola Faria, presidente e secretária do Departamento Científico (DC) de Suporte Nutricional da SBP, respectivamente, produziram o artigo “O Pediatra e as Equipes Multidisciplinares de Terapia Nutricional”, explicando as diretrizes da terapia nutricional em crianças. “Esse texto é para explicar aos pediatras a existência do DC e da respectiva área de atuação, que muitos profissionais não conhecem”, comenta o dr. Rubens.

“A transição nutricional observada no Brasil e no mundo deslocou o problema da desnutrição infantil (malnutrition) para a área hospitalar e crianças com doenças crônicas que necessitam atenção na terapia nutricional. Má nutrição entre crianças hospitalizadas é comum, mas frequentemente não é reconhecida e tão pouco tratada”, ressaltam os autores que lembram o impacto econômico desse processo. “Um paciente desnutrido grave permanece mais tempo internado, com custo hospitalar cerca de 40% maior do que pacientes eutróficos”, acrescentam.

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO

O documento que está disponível no site da Sociedade Brasileira de Pediatria tem informações importantes sobre o tema. Ressalte-se que estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o exame de obtenção do certificado de área de atuação em Nutrição Parental e Enteral Pediátrica. As provas serão feitas em duas etapas: avaliação do currículo profissional e prova teórica, conforme disposto no edital.

A confirmação dos habilitados para o exame prático será divulgada a partir das 10h do dia 30 de agosto nos sites da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Nutrição Parental e Enteral (SBNPE). A confirmação de inscrição é liberada somente para os candidatos que cumprirem as exigências do edital.

A prova teórica será aplicada no dia 22 de outubro (domingo), às das 9h às 13h, durante o Congresso Brasileiro de Nutrição Parental e Enteral, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA).  O exame é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parental e Enteral (SBNPE) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Clique no quadro abaixo e leia o regulamento.

Editais de concursos   Regulamento  Início das inscrições    Final das inscrições Data da prova
NUTRIÇÃO PARENTERAL ENTERAL Veja o regulamento 13/06/2017 31/07/2017 22/10/2017

Clique e veja a matéria original no site da SBP