Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência

Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência

Texto divulgado em 29/11/2022


A campanha Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência, aborda um tema muito importante, uma vez que os acidentes estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade na faixa etária pediátrica no mundo todo. O pediatra tem papel fundamental de alertar pais, familiares e responsáveis sobre situações de risco para bebês, crianças e adolescentes e, dessa forma, orientá-los para que possam evitar situações de perigo.

“É importante sempre discutirmos este tema para que a sociedade esteja atenta e para que os pediatras falem sobre os perigos relacionados aos acidentes às famílias, bem como em relação à exposição dos riscos em casa, em veículos, em parques etc. Ainda mais em uma época do ano em que acontecem as férias escolares e muitas famílias aproveitam para viajar e passear. Infelizmente, os números relacionados aos acidentes na faixa etária pediátrica são ainda muito elevados e, muitas vezes, há sequelas graves que podem se perpetuar por toda a vida. Ao contrário da definição do vocabulário, que diz que o acidente é um evento imprevisível e sem possibilidade de prevenção, é possível termos consciência e alertarmos sobre os riscos aos quais as crianças e adolescentes estão expostos e informarmos sobre maneiras de preveni-los. É nossa obrigação, como pediatras, passarmos as informações devidas aos pais e cuidadores, buscando que se evite, dessa forma, que tais eventos ocorram e tragam consequências tão trágicas, que podem levar a sequelas irreversíveis e até mesmo à morte.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“Infelizmente os acidentes são uma causa importante de morbimortalidade no país, constituindo-se na principal causa de morte de crianças e adolescentes entre um e 14 anos, sendo que quase 90% desses acidentes podem ser evitados. Como exemplo temos as quedas, queimaduras, asfixias, afogamentos, intoxicações, acidentes de trânsito – são eventos que tiram a vida ou trazem sequelas para milhões de crianças e adolescentes no mundo todo e no Brasil. A SPSP, através do seu Departamento de Segurança Infantil, participa de diversas ações para conscientizar os pais e a população em geral a respeito desse tema tão importante, sobretudo em relação às medidas de prevenção.  Este ano em particular, chamamos a atenção para os acidentes com crianças que competem em corridas de kart, visando conscientizar a respeito da importância do uso de dispositivos de segurança que, muitas vezes, não são obrigatórios, mas que podem salvar vidas ou evitar sequelas a essa população.”  

Tania Zamataro, presidente do Departamento Científico de Segurança Infantil da SPSP e coordenadora da Campanha Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência

 

Organização: Departamento Científico de Segurança Infantil da SPSP