Dia da celebração do brincar

Dia da celebração do brincar

Brincar é a atividade fundamental de todas as crianças. Para que ela aconteça, nem sequer é preciso um brinquedo: basta se entreter ou se distrair com algum objeto ou com qualquer atividade. É esse ato simples o que se celebra no dia 28 de maio, Dia Internacional do Brincar.

Sempre é ocasião para destacar a importância da brincadeira, algo tão presente e incorporado na vida de todos nós. É através dela que as crianças descobrem o mundo e se inserem no contexto cultural do lugar onde vivem.

Correr, conversar, interagir com os outros, explorar um brinquedo ou objeto, andar de bicicleta, jogar um jogo… existem muitas formas de brincar. Com elas podemos estimular várias funções importantes para o desenvolvimento das crianças: a inteligência, a memória, a habilidade manual e motora, a visão, a socialização e tantas outras. Brincar também pode deixar as pessoas mais felizes, fazer com que elas deem risadas e se divirtam umas com as outras, uma ótima promoção da saúde mental para todos.

Através das brincadeiras, podemos entender melhor as crianças, procurar saber o que estão pensando e o que estão querendo, nos relacionar com elas e analisar se está tudo bem ou não. Uma criança que não brinca chama a atenção, e é preciso ter um olhar atento para sua situação.

Atualmente, as crianças têm muito acesso a dispositivos eletrônicos portáteis e a vários programas de televisão. Acessá-los ou vê-los pode ser uma maneira de brincar, mas é fundamental evitar exageros. Ao ficar muito tempo diante das telas, as crianças acabam deixando de correr, de interagir, jogar com amigos, e isso pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Assim como elas, vemos muitos adultos deixando de brincar ou de interagir com seus filhos ou com os demais, porque também estão alheios ao que se passa ao seu redor e fixados na tela de um celular.

É importante sair mais, interagir com os outros, ir a parques, encontrar amigos, reunir-se com a família, fazer esportes! Ao fazermos isso, estamos criando oportunidades de encontro e abrindo portas para as mais variadas brincadeiras. Vamos todos promover o brincar, com menos tempo de telas e mais tempo de interação entre todos nós, crianças e adultos!

 

Relator:
Luiz Guilherme Florence
Núcleo de Estudos de Desenvolvimento e Aprendizagem da Sociedade de Pediatria de São Paulo