Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal

Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal


No dia 25 de outubro oficializou-se no Brasil a data comemorativa ao Dia do Cirurgião-Dentista (e também da Saúde Bucal) como forma de homenagear a história da criação da primeira Faculdade de Odontologia no Brasil e aos dedicados profissionais voltados à saúde oral.

 

A Organização Mundial da Saúde define a saúde oral como um estado livre de dor crônica oral e facial, câncer oral e de garganta, infecção e inflamação oral, doença periodontal, cárie dentária, perda dentária e outras doenças e distúrbios que limitam a capacidade de um indivíduo em morder, mastigar, sorrir e falar. A saúde oral interfere com a saúde geral do indivíduo, causando impactos em seu bem-estar e qualidade de vida!

Desse modo, as ações odontológicas preventivas e curativas são fundamentais, pois têm o objetivo de aumentar o acesso aos cuidados orais e melhorar a saúde oral da população, bem como sua saúde geral. A atenção precoce do paciente, com abordagem iniciando desde a gestação e nos primeiros anos de vida, propicia um momento ímpar de estabelecer ações de promoção de saúde e a instalação de hábitos saudáveis.

Neste mês de outubro, o Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo congratula todos os cirurgiões-dentistas brasileiros por suas ações científicas e clínicas que promovem saúde oral com alta relevância nacional e internacional.

Os melhores desejos aos cirurgiões-dentistas, que proporcionam sorrisos saudáveis em todos os ciclos da vida do indivíduo!


Relatora:
Dóris Rocha Ruiz

Revisão:
Ana Maria Guimarães
Cristina Giovannetti Del Conte
Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo