Dia do Cirurgião-Dentista

Dia do Cirurgião-Dentista

No dia 25 de outubro comemora-se no Brasil o Dia do Cirurgião-Dentista. A profissão de “dentista” começou no Brasil por volta de 1800, quando foi criado um Plano de Exames para a área. Este foi o primeiro documento emitido pela Coroa Portuguesa com o termo “dentista”, dando início à “arte dentária” como profissão em nosso país.

As pessoas tendem a relacionar o cirurgião-dentista exclusivamente ao dente, mas sua atuação vai muito além do órgão dental. A Odontologia, até o século XX, era focada em extrações e procedimentos curativos, mas, atualmente, em razão do avanço das evidências científicas e atuação integrada em saúde, o profissional atua de forma preventiva e dentro da filosofia de mínima intervenção.

Dentre as muitas especialidades na área da Odontologia, é importante salientar o importante papel do especialista em Odontopediatria, que oferece cuidados preventivos desde a gestação e primeira infância (odontologia materno-infantil), até a entrada na vida adulta, promovendo a saúde oral, tratando e prevenindo mal oclusão e doenças, como a cárie e a gengivite.

A especialidade mantém uma profunda inter-relação com outras áreas da saúde, fundamentais para o acompanhamento e desenvolvimento do paciente, seja em consultório particular, nos hospitais, nas escolas, em clínicas e ambulatórios. E esse trabalho conjunto das várias disciplinas da área da saúde faz toda a diferença no tratamento integral e humanizado do paciente.

Temos orgulho de fazer parte de uma profissão que cuida do sorriso de todos e colabora para a qualidade de vida desde a mais tenra idade.

 

Relatora:
Cristina G. Del Conte
Presidente do Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo