Dia dos avós: importância dos avós para as famílias e nos cuidados e desenvolvimento das crianças

Dia dos avós: importância dos avós para as famílias e nos cuidados e desenvolvimento das crianças

No dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós, ocasião em que deveríamos refletir sobre o papel deles em nossos lares.

Para o pediatra e nutrólogo, Dr. Fábio Ancona, o Homo Sapiens vive mais que outros primatas, graças aos avós! “Há milhares de anos, as avós passaram a ajudar na criação dos netos, isso liberou as filhas para reproduzirem mais vezes, garantindo a supremacia da raça humana no planeta”, expõe o médico.

As avós têm um papel fundamental pelo que podem fazer para tranquilizar a nova mamãe: “conversar sobre o parto, o aleitamento materno e os cuidados com o bebê, por exemplo, é muito importante. Mas quando existirem dúvidas é fundamental procurar auxílio profissional com o obstetra e/ou o pediatra, para que todos fiquem mais tranquilos”, aconselha Dr. Ancona.

“O avô, por seu lado, pode ter um papel fundamental como elemento moderador na relação entre as famílias nas quais uma nova criança (neto) vai nascer. Pode cuidar da aproximação entre os grupos familiares, sabendo da importância que um clima de compreensão e afeto proporciona na estabilidade emocional de todos”, recomenda o pediatra.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) parabeniza todos os avós nesta data tão especial!

sylviebliss | Pixabay

___
Texto produzido pela assessoria de imprensa da SPSP.

Publicado em 26/07/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.