Dia Internacional da Alfabetização

Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de setembro é o Dia Internacional da Alfabetização, pois foi nessa data que, em 1967, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que faz parte da ONU (Organização das Nações Unidas), destacou esse dia no calendário mundial, a fim de chamar a atenção para a importância da alfabetização para o desenvolvimento da cidadania.

A palavra alfabeto vem das duas primeiras letras do grego (alfa e beta), resumindo o conjunto de letras que constroem as palavras de uma língua. Alfabetizar, porém, mais do que demonstrar estas letras, significa criar condições para que as pessoas vejam os caracteres e entendam as palavras construídas pelas letras.

No entanto, não basta apenas a leitura e a escrita das palavras, é importante a codificação das mesmas, através do entendimento e compreensão dos sentidos que as palavras têm. Quem consegue entender as letras e ler as palavras, mas não consegue extrair o significado delas, é chamado de analfabeto funcional.

No Brasil, temos registrado uma crescente melhora em termos de escolarização, porém com muitos alunos avançando no ensino fundamental e até mesmo no médio ainda como analfabetos funcionais. É preciso garantir o acesso de todos com condições adequadas, ambientes escolares que sejam acolhedores, sem distinção de qualquer espécie, em um processo de ensino e aprendizagem que seja ativo, inclusivo, voltado às necessidades pessoais e coletivas, muito além do letramento.

É importante que todos tenham acesso ao ensino infantil e fundamental de qualidade, com vagas para todos. Respeitar o desenvolvimento da criança e seus passos, como acolher e ter na família um apoio para o desenvolvimento intelectual da criança, é parte fundamental da construção de uma sociedade com mais condições de desenvolvimento econômico, social e de uma vida mais saudável.

 

Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: @veresproduction / br.freepik.com