Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 20/04/2022


Em 2017, as Nações Unidas reconheceram o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

E por que devemos comemorar a criatividade e a inovação?

Para lembrar questões de interesse geral, abordar problemas globais e celebrar e reforçar as conquistas da humanidade.

Neste dia o mundo é convidado a abraçar a ideia de que a inovação é o valor essencial contínuo para o desenvolvimento sustentável das nações, essencial para aproveitar o potencial econômico de cada uma e a importância de apoiar o empreendedorismo em massa, criatividade e inovação, que dão impulso para o crescimento econômico, para a criação de empregos e expandir as oportunidades para todos, incluindo crianças, jovens e mulheres.

A Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura, em sua 79ª reunião plenária, que aconteceu em 27 de abril de 2017, convocou ta parceria global para promover ambientes, processos e produtos criativos, levando em consideração que o desenvolvimento sustentável exige o fortalecimento de vínculos interdisciplinares nos diferentes ramos do conhecimento e reconhecendo também que cidadãos e organizações em mais de 50 países ao redor do mundo já observam o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, que foi comemorado pela primeira vez em 21 de abril de 2002 e decidiu designar essa data como Dia Mundial da Criatividade.

A ONU convidou todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, incluindo ONGs e indivíduos, a observarem este dia de maneira apropriada e de acordo com as prioridades nacionais, a fim de sensibilizar o papel da criatividade e inovação na resolução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento econômico, social e sustentável.

No Canadá este dia foi instituído maio de 2001 em Toronto, a partir da iniciativa da canadense Marci Segal, que sensibilizada pela manchete ”Canadá em Crise de Criatividade no National Post, onde cientistas e artistas debatiam quem era mais criativo”, imaginou que este era o momento para as pessoas pararem de debater e sim usarem suas capacidades naturais para gerar novas ideias, tomar novas decisões, novas ações e alcançar novos resultados, a fim de fazer um lugar melhor no mundo para se viver – assim começou o Dia da Criatividade e Inovação, em 2002, para ajudar a criatividade a ser uma atividade dominante, em vez de marginalizada.

Depois do sucesso deste evento, várias comunidades e países de todo o mundo juntaram-se para celebrá-lo e, em 2006, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação tornou-se uma celebração de uma semana, começando em 15 de abril, aniversário de Leonardo da Vinci, até que passou a 21 de abril, em 2017, quando a ONU incluiu este dia, para que as pessoas usem de sua criatividade na resolução de problemas para todas as questões que possam estar relacionadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015).

E como devemos celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação?

Embora criatividade e inovação sejam habilidades contínuas a serem adquiridas e valores a serem praticados ao longo da vida, é uma boa oportunidade para celebrá-las em um evento dedicado a inspirar as pessoas a liberar seu potencial criativo.

Para termos uma ideia, o Fundo Internacional para Cultura e Diversidade da UNESCO financia cineastas indígenas no Brasil.

Algumas ideias:

  1. Mude sua rotina e faça as coisas de forma diferente.
  2. Encontre-se com pessoas diferentes.
  3. Faça parte de um esforço comunitário fora do envolvimento típico de caridade.
  4. Participe de eventos culturais.
  5. Faça uma aula de educação da comunidade local – ajuda a aprender uma nova habilidade, ofício ou hobby.
  6. Visite ou assista um documentário de uma nova cultura.
  7. Organize uma sessão de leitura e revisão de livros.
  8. Selecione um livro sobre criatividade ou inovação – compartilhe com sua equipe ou colegas.
  9. Convide amigos, vizinhos, sua equipe, parentes para uma sessão prática.
  10. Planeje um evento que ajude a todos a aprender como gerar novas ideias, tomar novas decisões, realizar novas ações e alcançar novos resultados que tornem o mundo um lugar melhor. Isso pode ser aplicado a um problema real que eles procuram resolver ou a um procedimento que precisam aprimorar – use alguns modelos existentes de brainstorming e geração de ideias.
  11. Coloque num pote ou caixa novas ideias criativas e distribua doces ou chocolates em troca.

Experimentem estas ideias para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, ou melhor ainda, criem suas próprias ideias criativas!

Abracem a sua criatividade! Pintem, escrevam, experimentem um novo ofício…

Nunca saberemos do que somos capazes de criar e experimentar até começar e chegar a algum lugar!

Saiba mais:

  1. UNITED NATIONS- General Assembly Distr.: General 1 May 2017. Disponível em: https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N17/115/37/PDF/N1711537.pdf?OpenElement
  2. THERE IS A DAY FOR THAT. Disponível em: https://www.thereisadayforthat.com/holidays/united-nations/world-creativity-and-innovation-day
  3. How to Celebrate World Creativity and Innovation Day. Disponível em: https://thehumanelement.bconglobal.com/resources/how-to-celebrate-world-creativity-and-innovation-day-1
  4. Creativity and innovation in problem-solving. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/creativity-and-innovation-day
  5. April World Creativity and Innovation Day. Disponível em: http://en.unesco.kz/21-april-world-creativity-and-innovation-day

Relatora:
Renata D. Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: dmyrto z | depositphotos.com