Dia Mundial da Gestante

Dia Mundial da Gestante

Em 15 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Gestante, desde 1914. É uma data que nos faz lembrar que toda gestante precisa de atenção e cuidados especiais para o seu bem-estar e do seu filho. O pré-natal é uma assistência preventiva e terapêutica que associada à assistência adequada ao parto diminui os índices de morbidade e mortalidade materno-fetal.

As consultas no pré-natal devem começar logo que o casal resolve engravidar, porque muitas doenças prévias podem levar a risco para o binômio mãe-filho. O Ministério da Saúde do Brasil orienta que a gestante faça no mínimo 6 consultas ao longo da gravidez; entretanto, é desejável que ela faça 1 consulta por mês até o sétimo mês, depois a cada 15 dias no oitavo mês e no último mês semanalmente, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Durante as consultas de pré-natal devem ser solicitados exames de sangue, como tipagem sanguínea, hemograma, glicemia de jejum e teste de tolerância a glicose, sorologias para sífilis, toxoplasmose, hepatites, rubéola, HIV, covid, exame de urina e cultura e ultrassonografia no primeiro trimestre e outro entre 20-24 semanas, para verificar o crescimento do feto e anormalidades em seus órgãos.

É importante que a gestante tenha esquema de vacinação completo, definido pelo Ministério da Saúde. O apoio paterno e inclusão dos pais neste cuidado é fundamental. E que o obstetra aborde como reconhecer os sinais de início do trabalho de parto e oriente o momento certo de procurar assistência médico-hospitalar.

Fale sobre as possibilidades de analgesia que amenizam os desconfortos do trabalho de parto e a possibilidade de analgesia farmacológica ou uma combinação com anestesia peridural. A analgesia de parto deveria estar disponível a todas as parturientes no nosso meio. É crucial orientar as mães durante o pré-natal sobre a importância da amamentação, lembrando que o sucesso depende da motivação, estímulo e habilidades técnicas: maneira de posicionar o recém-nascido, garantir pega adequada, estabelecer o intervalo entre as mamadas, entre outros. É um momento de muitos desafios, em que a gestante precisará de apoio e informações corretas.

“Proteger a gravidez significa proteger toda a Sociedade”, segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

Relatora:
Helenilce de Paula Fiod Costa
Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo