Dia Mundial da Não-Violência e da Cultura da Paz – 30 de Janeiro

Dia Mundial da Não-Violência e da Cultura da Paz – 30 de Janeiro

Dia 30 de janeiro marca a morte do líder espiritual e nacional da Índia, Mahatma Gandhi, assassinado nesse dia, em 1948.  Foi estabelecido como o Dia Mundial da Não-Violência e Cultura da Paz.

Gandhi, graduado em direito, foi um ativista a favor da “não violência”. Liderou a batalha de seu país pela independência empregando a filosofia do Satyagraha, princípio da não agressão, uma forma não violenta de protesto.

Algumas citações inspiradoras dele são:

– “A não violência é a maior força à disposição da humanidade e uma arma dos fortes”;

– “A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem”;

– “Oponho-me à violência porque, quando parece fazer bem, o bem é apenas temporário, o mal que ela faz é permanente”.

Ele inspirou inúmeras outras pessoas com sua filosofia, incluindo o cientista Albert Einstein, que afirmou: “As visões de Gandhi foram as mais esclarecidas de todos os homens políticos de nosso tempo. Devemos nos esforçar para fazer as coisas em seu espírito: não usar a violência na luta por nossa causa, mas não participar de qualquer coisa que você acredite ser má”.

Dalai Lama, monge budista: “Violência não é um sinal de força, é um sinal de desespero e fraqueza”.

De acordo com o Dr. Martin Luther King Jr:

– “A não violência significa evitar não apenas a violência física externa, mas também a violência interna do espírito. Você não apenas se recusa a atirar em um homem, mas se recusa a odiá-lo;

– “A não violência não é para os fracos de coração – exige força e determinação, é uma postura ativa, emocional, mental e espiritualmente”;

– “A não violência procura derrotar a injustiça, não as pessoas. Quem pratica o mal também é vítima de seu poder. Nossa luta não é contra pessoas em particular, mas contra sistemas”;

– “A não violência não busca derrotar ou humilhar o oponente, mas ganhar amizade e compreensão”.

Segundo John Lennon, músico: “Quando se trata de usar violência, você está jogando o jogo do sistema. O “establishment” vai te irritar – para fazer você brigar. Porque uma vez que eles te tornam violento, eles sabem como lidar com você. A única coisa com que não sabem lidar é com a não violência e o humor.”

Outras citações interessantes servem de reflexão:

– “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”. João Paulo II, papa da Igreja Católica Apostólica Romana;

– “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor francês.

– “A injustiça é a mãe da violência.” Afrânio Peixoto, crítico literário e ocupante da cadeira 7 na Academia Brasileira de Letras.

– “A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa.”  Friedrich Schiller, filósofo e historiador alemão.

– “Poder é fazer com que o outro faça o que você quer e sem o uso da violência real.” Max Weber, sociólogo e economista alemão.

A não violência é princípio e prática. Por meio da não violência criamos a paz. Na cultura da paz a justiça prevalece e as escolhas são feitas sem causar sofrimento, ódio e sem serem prejudiciais a ninguém.

Nesta data tão importante, a SPSP vem trazer essa reflexão e mensagem para todos os responsáveis pelas crianças e adolescentes lembrarem sobre seu papel de exemplo para a construção de uma sociedade saudável em seu princípio fundamental de não violência.

“A paz não é apenas a ausência da violência, mas a presença da justiça e do bem-estar das pessoas.”

 

 Saiba mais:

– Dia Internacional da Não Violência: 10 citações inspiradoras de Mahatma Gandhi. Disponível aqui

– Martin Luther King Jr.’s 6 Principles of Non-Violence. Disponível aqui

– NONVIOLENCE. U.N. International Day of Peace. Disponível aqui

– January 30: World Day for Peace and Non-violence. Disponível aqui

 

Relatora:
Renata D Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da SPSP