Dia Mundial de Alergia

Dia Mundial de Alergia

Dia 8 de julho comemoramos o Dia Mundial de Alergia, fruto de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Mundial de Alergia (WAO – World Allergy Organization), com intuito de chamar atenção sobre a importância desse tema e do seu impacto na saúde pública.

A prevalência das doenças alérgicas tem aumentado nos últimos anos e estima-se que no Brasil um terço da população apresente alguma delas: como a rinite, asma, alergia alimentar ou dermatite atópica.

Doenças alérgicas podem ser descritas como uma resposta exagerada do sistema imune a substâncias inofensivas, em indivíduos geneticamente predispostos. Clinicamente provocam sintomas que podem variar de leve irritação nasal, na rinite, até o comprometimento sistêmico e potencialmente fatal, na anafilaxia. Causam impactos na vida social, trazendo problemas para o paciente e sua família. Há casos de crianças com dermatite atópica que sofrem bullying pela aparência comprometida da pele. Quando apresentam reações graves a alimentos ou são excluídas de festas e reuniões ou precisam ser supervisionadas o tempo todo para evitar qualquer ingestão inadvertida. Muitas vezes, crianças com alergias respiratórias sentem-se limitadas a participar de atividades físicas ou, em tempos de pandemia, são confundidas como infectadas pela covid -19.

Recentemente, houve grande progresso no diagnóstico e tratamento dessas doenças, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.

Ainda faltam no Brasil medicamentos consagrados na especialidade como a adrenalina autoinjetável para os quadros de anafilaxia.

As doenças alérgicas têm um papel cada vez mais importante e anualmente novos especialistas em Alergia e Imunologia Pediátrica estão aptos a atender.

Se suspeitar de alergia no seu filho(a), procure um alergista e imunologista pediátrico.

Celebramos esse dia em homenagem a todos os pacientes portadores de alergia, aos médicos pediatras que se dedicam ao tratamento dessas doenças e aos alergistas pediátricos.

 

Relatores:
Tim Markus Müller
Vera EV Rullo                                   
Departamento Científico de Alergia e Imunologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: serezniy | depositphotos.com