Dia Mundial do Sonho

Dia Mundial do Sonho

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Sonho. A data foi criada em 2002, com o objetivo de refletirmos sobre os nossos sonhos e pensarmos como atingi-los.

Mas o que o sonho (desejo) tem a ver com os sonhos (do sono)? Muita coisa!

 

Sonhos – desejo
Para sonharmos no sentido de desejar, precisamos pensar e projetar o futuro. Partir do ponto de onde estamos, traçar um ponto de chegada e planejar como chegar até lá. Mas de nada adianta ter um excelente plano e não o colocar em execução. Para tudo isso, precisamos integrar várias partes do nosso cérebro: planejamento, foco e execução.

Sonhos – sono
A fase do sono mais relacionada ao aparecimento dos sonhos é o sono REM (do inglês rapid eye movement – movimento rápido dos olhos). Mas eles também podem acontecer em outras fases do sono. Durante o sono, liberamos nosso pensamento lógico e tudo é possível – o passado se mistura com o presente e com o futuro. Podemos fazer coisas nos sonhos que não poderíamos fazer na vida real, ou porque seguimos as regras da sociedade, ou porque não é possível ir contra as regras da natureza.

Psiquiatras e psicanalistas já usaram o estudo dos sonhos para terem acesso aos nossos desejos inconscientes.

 

A ponte entre os dois sonhos

Para além da análise psiquiátrica do sonho, sabemos que eles servem para ativar áreas cerebrais específicas – quando eu vejo algo no meu sonho, eu ativo a porção do cérebro responsável pela visão; quando eu ando, eu ativo as mesmas áreas responsáveis pelo movimento, que são ativadas quando eu realmente estou andando. Os sonhos mais intensos acontecem durante o sono REM, quando temos uma paralisia da musculatura. Por isso não saímos por aí atuando em nossos sonhos. Já durante o sonambulismo, parte do cérebro se encontra acordada e parte está dormindo. A parte que está dormindo está em sono profundo (sono N3, de ondas lentas) e temos atividades de sonho misturadas à realidade. Atuamos nesses sonhos porque nessa fase não temos a paralisia da musculatura.

Muito tem se discutido sobre a função dos sonhos durante o sono. Ao ativar áreas cerebrais diferentes, aumentamos o fluxo de sangue para essas regiões. Aumentamos e diminuímos nossa pressão arterial, batimentos cardíacos e frequência respiratória. Essas alterações para baixo e para cima ajudam a “recalibrar” nosso organismo, processo chamado de homeostase. Ao longo do dia, nossa pressão arterial vai aumentando e é esse processo homeostático, que acontece durante o sono, que faz com ela fique estável ao longo do tempo.

Durante o sono, relembramos tudo o que aconteceu durante o dia. Separamos as memórias importantes das não importantes e armazenamos as importantes. Mas não basta armazenar, é necessário organizar as memórias para que se consiga acessá-las quando necessário. Curiosamente, o processo de organização acontece durante o sono REM, o mesmo em que a maioria dos sonhos acontece.

O sono descansa nossa mente e nosso corpo, renovando nossas energias para o dia seguinte. Organiza nossas memórias e ajuda no nosso aprendizado. Para realizarmos qualquer sonho – aqueles dos desejos – precisamos planejar, aprender e executar. E o sono – e os sonhos que nele acontecem – podem ajudar a realizar os sonhos que temos acordados.

O que você vai sonhar hoje? Como você vai realizar? Um sono de boa qualidade vai ajudar você a realizar esses sonhos.

 

Relatora:
Cristiane Fumo dos Santos
Departamento Científico de Medicina do Sono da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: @pvproductions / br.freepik.com