Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

O terceiro domingo de novembro foi instituído pela ONU, em 1995, para homenagear as milhares de pessoas mortas e feridas no trânsito em todo o mundo, assim como seus familiares, amigos e reconhecer o trabalho crucial dos serviços de emergência no atendimento (policiais, médicos, enfermeiros). Organizações de vítimas da sociedade civil, governos nacionais e locais e a comunidade internacional de segurança no trânsito têm comemorado este dia em países do mundo todo.

As mortes e lesões no trânsito são eventos súbitos, violentos e traumáticos. Há 1,35 milhão de mortes todos os anos, além de 50 milhões de feridos por acidentes de trânsito no mundo. É a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos, principalmente pedestres, ciclistas e motociclistas, em particular aqueles que vivem em países de baixa e média renda.

Reconhecendo a importância do problema e a necessidade de agir, a ONU instituiu a  Década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2011 a 2022, que tinha a ambiciosa meta de reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% durante esse período.

“A perda de vidas e meios de subsistência, as deficiências causadas, a tristeza e a dor e os custos financeiros por acidentes de trânsito representam um preço insuportável para famílias, comunidades, sociedades e sistemas de saúde”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Muito desse sofrimento é evitável, tornando as vias e os veículos mais seguros e promovendo caminhada, bicicleta e maior uso do transporte público com segurança. O Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito apresenta as etapas práticas e baseadas em evidências que todos os países e comunidades podem adotar para salvar vidas.”

Cinco foram os fatores ressaltados, envolvidos diretamente nos acidentes: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

Para reduzir número tão alarmante, a ONU recomendou aos países membros a elaboração de um plano diretor. O Brasil aparecia em quinto lugar entre os países com mais mortes no trânsito. No dia 28 de outubro de 2021, o Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran, instituiu formalmente o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é a diretriz governamental para alcançarmos a redução de 50% de mortes e feridos no trânsito até 2030.

Apesar das iniciativas adotadas, não se atingiu a redução proposta inicialmente, principalmente em países de baixa e média renda, o que fez a ONU/OMS instituir a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2021 a 2030, tendo o controle da velocidade como meta no mundo inteiro.

O Dia Mundial da Memória oferece uma plataforma global para lembrar os mortos ou feridos graves, chamar a atenção para a necessidade de uma resposta pós-acidente mais apropriada e justa para as vítimas do trânsito e suas famílias e apelar para uma ação acelerada na segurança no trânsito para salvar vidas.

Saiba mais: Clique Aqui

Relatora:
Tania Zamataro
Presidente do Departamento Científico de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog da SPSP