Dia Mundial sem Tabaco: 31 de maio

Dia Mundial sem Tabaco: 31 de maio

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para servir de alerta quanto as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em 2021, o tema da campanha da OMS é: Comprometa-se a parar de fumar durante a Covid-19.

Parar de fumar agora é um grande desafio, pois os fumantes também sentem o estresse social e econômico que surgiu como resultado da pandemia. Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso. No Brasil, estima-se que o tabaco é responsável direto por 150 mil mortes por ano. O álcool, gatilho do tabagismo, é causa de mais 100 mil mortes. Se juntarmos as demais drogas, este número assustador assemelha-se às mortes do Covid-19 neste último ano.

De acordo com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “fumar mata 8 milhões de pessoas por ano, mas se as pessoas precisarem de mais motivação para largar o vício, a pandemia fornece o incentivo certo”. Os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por Covid-19. O tabaco também é um importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como doenças do coração, câncer, doenças respiratórias e diabetes. Além disso, as pessoas que vivem com essas condições são mais vulneráveis a desenvolver um quadro grave da Covid-19.

Nos documentos da indústria do tabaco tornados públicos pela sentença da juíza Gladys Kessler, em 2006, nos EUA, foram encontradas as seguintes frases:

  • “(As crianças e os jovens) representam o negócio de cigarros do amanhã.”
  • “À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se torna parte chave do volume total de consumidores nos próximos 25 anos.”
  • “A pressão dos amigos é o fator mais importante para o tabagismo infantil.”
  • “Atingir os jovens pode ser mais eficiente, ainda que os custos sejam maiores, pois eles desejam experimentar, têm mais influência entre os pares de sua idade e são muito mais leais à sua primeira marca escolhida.”
  • “Se as empresas de tabaco realmente eliminassem o marketing voltado para crianças, estariam fora do mercado em 25 ou 30 anos, porque não teriam consumidores suficientes para manter seus negócios.” 

Pode uma indústria assim ser do bem????? Lógico que não!!!!! Ela agora quer tornar usual o cigarro eletrônico que intoxicou milhares de jovens nos EUA, acarretando dezenas de mortes e transplantes pulmonares em adolescentes, por causar uma intoxicação nicotínica nunca vista e problemas pulmonares gravíssimos.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) apoia o movimento “Aconselhamento Breve sobre Álcool e outras Drogas”. É um alerta para todos “gastarem” alguns minutos semanalmente com seus filhos, alunos ou pacientes, aconselhando-os sobre o problema do início precoce do uso de drogas. Foi lançado o livro infantil “12 Passos” para evitar que crianças e adolescentes entrem nas drogas, com o apoio das Sociedades de Pediatria. Numa linguagem infantil voltada para a criança, lá estão conselhos e atitudes fáceis para que as conversa com ela tenha êxito. 

Relator:

João Paulo Becker Lotufo

Coordenador do Grupo de Trabalho do Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo