Dia Nacional da Paz no Trânsito

Dia Nacional da Paz no Trânsito

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 20/04/2022


No dia 21 de abril é comemorada, aqui no Brasil, a paz no trânsito – mas todos nós: motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas deveríamos pensar num “trânsito em paz” todos os dias, para substituir o caos que se instalou há várias décadas em todas as grandes cidades do nosso país.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a segurança no trânsito é um desafio global e crianças dos países de baixa e média renda são os que têm a maior chance de morrer em um acidente de trânsito.

Os acidentes de trânsito que envolvem crianças acontecem mais quando elas são ocupantes de veículos e, em seguida, quando são pedestres e sofrem atropelamentos. Esse tipo de acidente é a principal causa de morte de crianças de 5 a 14 anos no nosso país.

No Estado de São Paulo, em 2019, pelos dados do DATASUS, os acidentes de transporte foram os responsáveis pela morte de 428 crianças e adolescentes na faixa de 0 a 19 anos e 6.125 internações.

Dicas de prevenção:

  1. Os dispositivos de retenção infantis (assento de elevação, cadeira de segurança e bebê conforto) salvam vidas!
    Estes equipamentos garantem a segurança da criança na condição de ocupante de veículos. Se usados e instalados de forma adequada, reduzem o risco de lesões de 71 a 82%. É muito importante saber que a probabilidade de um acidente fatal diminui entre 35 e 50% se a criança estiver no banco traseiro do veículo.
  2. Telefone: desligue-o e guarde-o! Esta é a única maneira de remover a distração de um celular no carro.
  3. Se estiver com fome, pare e coma! Comer enquanto dirige representa uma ameaça semelhante ao uso do celular.
  4. Desacelerar, desacelerar, desacelerar! O excesso de velocidade está relacionado a 31% dos acidentes de trânsito.
  5. Lidere pelo exemplo. Não é para usar celular, fones de ouvido, ingerir qualquer bebida – ainda mais alcoólica antes de dirigir. Siga as regras de trânsito e assim ensinará seu filho a ter um comportamento seguro no trânsito.
  6. Acidentes na garagem: graves e comuns, porém evitáveis. Nunca use a garagem como área de recreação de crianças. Antes de sair da garagem saiba onde cada criança está. Nunca deixe o carro ligado nem as chaves na ignição. Sempre que possível estacione de ré. Caminhonetes e veículos grandes devem ter espelhos estendidos para a maior visualização de quem e do que está atrás.
  7. Andando de bicicleta use ciclovias e capacetes. O uso adequado do capacete reduz o risco de lesão no crânio em até 85%. Ele deve ser ajustado perfeitamente à cabeça e com espuma deformável.
  8. Na rua: atenção! Ensine as crianças desde cedo a olhar para os dois lados duas vezes antes de atravessar a rua e sempre na faixa de pedestres. Crianças menores de 10 anos devem atravessar a rua sempre acompanhadas de um adulto, ao entrar e sair de um veículo, do lado da calçada, segurar pelo punho enquanto caminham na calçada, devem estar no lado de dentro dela, longe do tráfego, de estacionamentos ou perto de veículos em movimento. As crianças devem vestir roupas em cores que permitam ser identificadas ao anoitecer.

Saiba mais sobre dispositivos de segurança infantis em:
https://www.spsp.org.br/2020/12/07/acidentes-de-transito-com-criancas-e-jovens-como-prevenir-2/

Relatoras:
Sarah Saul
Renata D. Waksman
Membros do Departamento de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: olesiabilkei | depositphotos.com