Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Dia 3 de julho é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data é necessária, pois temos cinco séculos de construção como nação colonizada por brancos europeus, com a escravidão inicial de índios (povos originários) e depois de negros trazidos da África para o trabalho pesado nos engenhos e fazendas.

O bebê não nasce com preconceitos em relação à cor da pele ou tipo de cabelo; pelo contrário, em geral, o bebê se sente atraído por alguém diferente dele e tem muita curiosidade do contato e do relacionamento.

Isso reforça a ideia de que não nascemos racistas ou com preconceitos, mas, sim, somos impactados pelos adultos com quem convivemos. Crianças tendem a imitar seus pais, observando de modo muito atento a tudo o que estes fazem. Deste modo, as pequenas atitudes são fixadas na mente em desenvolvimento da criança, ajudando na construção de seu conjunto de valores.

A convivência com pessoas de diversas etnias e tons de pele é altamente recomendada e pode trazer à criança noções de tolerância, de aceitação e de diversidade. Um ambiente escolar bem diversificado, assim como frequentar parques e locais públicos com diferentes tipos de pessoas é importante ferramenta para este aprendizado.

Um outro aspecto interessante é a participação em brincadeiras, gincanas e esportes coletivos, pois a criança pode interagir com os mais diversos grupos de pessoas e camadas sociais e construir relacionamentos de amizades fora de sua bolha social.

Ensinar à criança a conhecer as pessoas pelo nome próprio e não por características de pele, cabelo, olhos, ajuda a entender a importância de valorizar a pessoa em si e não os detalhes. Contar histórias dos antepassados e ter amigos de diversas raças também ajudam nesta construção de um mundo mais equalitário. Afinal, todos somos da raça humana, sejam pretos, pardos, brancos, amarelos ou vermelhos.

 

Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP