Dia Nacional de Combate e Luta Contra o Reumatismo

Dia Nacional de Combate e Luta Contra o Reumatismo

No dia 30 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Luta Contra o Reumatismo, com a intenção de conscientizar, alertar e informar a população sobre a existência de várias doenças que acometem grande parte dos brasileiros, incluindo crianças e adolescentes. Essas doenças reumáticas, ou reumatismo, como são comumente chamadas, podem se manifestar de diversas maneiras e em todas as faixas etárias. O termo reumatismo engloba mais de 120 doenças diferentes. Reumatismo não é só doença de idoso ou relacionada ao envelhecimento! Criança também pode ter reumatismo!

No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas são acometidas pelo reumatismo.* É importante o reconhecimento das queixas e dos sintomas, que podem levar à suspeita de doença reumática pelos pediatras, pais, cuidadores e professores.

De maneira geral, o que levaria à suspeita de doença reumática em uma criança ou adolescente?

  1. Dor nas articulações, principalmente ao acordar (pela manhã)
  2. Dificuldade de andar (mancar)
  3. Inchaço/edema das articulações impedindo o movimento (não consegue dobrar e esticar a articulação)
  4. Dor nas costas (coluna) ou em região de nádegas (glúteos), principalmente após período em repouso prolongado
  5. Presença de febre prolongada (não acompanhada de sintomas de infecção como tosse, coriza, diarreia) ou febre recorrente (vem todo mês ou com intervalo de tempo regular)
  6. Perda de peso, queixa de cansaço, perda do apetite
  7. Fraqueza muscular (não consegue mais se levantar do chão ou subir na cama ou subir escadas ou se levantar sozinho)
  8. Manchas na pele: geralmente avermelhadas e principalmente nas regiões expostas ao sol
  9. Aftas orais de repetição. Amigdalites de repetição
  10. Mudança das características da urina (diminuição da quantidade, urina escurecida ou com presença de espuma)
  11. Mãos e pés arroxeados, principalmente no frio
  12. Alteração nos olhos: visão borrada, olhos vermelhos, dor nos olhos, incômodo pela luz
  13. Mudança repentina do comportamento da criança, diminuição do rendimento escolar, perda do interesse em brincar ou de estar com outras crianças: podendo ser manifestação de dor
  14. Alteração laboratorial em testes específicos como FAN (fator antinuclear). Lembrando que o FAN não deve ser utilizado como teste de triagem para doenças reumáticas.

Entre as principais doenças na infância estão a Artrite Idiopática Juvenil, a Febre Reumática, a Vasculite por IgA, a Doença de Kawasaki, o Lúpus Eritematoso Sistêmico juvenil, a Dermatomiosite juvenil, as febres periódicas e a Fibromialgia juvenil.

O reumatismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce é de suma importância para o início do tratamento e controle da doença. O reumatologista pediatra irá orientar o paciente e a sua família quanto ao melhor tratamento a ser realizado.

Em alguns casos é necessário o acompanhamento conjunto com equipe multiprofissional (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, dentista).

Temos disponível uma ampla gama de medicamentos para o controle das doenças e a escolha é individualizada para cada paciente, visando alcançar a inatividade de doença. Não é porque uma criança tenha sido diagnosticada com uma doença reumática que ela vai fazer uso de medicamentos para o resto da vida. A adesão ao tratamento proposto é de fundamental importância para a melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente e de sua família. Assim como a adesão é importante para o planejamento de quanto tempo será necessário o uso das medicações.

A criança/adolescente com doença reumática deve ser mantida na escola (ambiente de aprendizado e convívio social). Deve manter uma alimentação balanceada e saudável (prato colorido e diversificado), assim como manter a prática de exercícios físicos regulares.

Saiba mais:

* fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia – https://www.reumatologia.org.br/

Relatora:
Melissa Mariti Fraga
Departamento Científico de Reumatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo