Dia Nacional de Prevenção da Alergia

Dia Nacional de Prevenção da Alergia

7 de maio é o Dia Nacional de Prevenção da Alergia. Essa data foi criada pelo Ministério de Saúde para alertar sobre as alergias que costumam atacar mais durante a época mais fria do ano. Doenças alérgicas são resultado de uma resposta exagerada do sistema imunológico, que confunde uma substância normalmente inofensiva, como alimentos, poeira ou pelos de animais, com patógenos e tenta defender o alérgico contra essa suposta ameaça.

As alergias mais comuns em crianças são rinite alérgica, asma, dermatite atópica e alergia alimentar. Doenças alérgicas são um dos principais motivos de procura de atendimento médico ambulatorial na faixa pediátrica e as alergias não controladas estão entre os principais motivos de internação hospitalar. Portanto, faz perfeitamente sentido tentar prevenir essas doenças.

Podemos dividir a prevenção dos sintomas em três categorias.

Prevenir o surgimento das doenças alérgicas. Muito foi pesquisado neste sentido, mas infelizmente poucas intervenções tiveram resultados positivos, pois o surgimento de uma alergia é uma combinação de fatores genéticos com fatores ambientais. O aleitamento materno pelo maior tempo possível reduz o surgimento das alergias. Na introdução de alimentos a partir de seis meses de idade recomenda-se oferecer todos os tipos de alimentos. Postergar a introdução de alimentos que são frequentes causas de alergia alimentar, como leite, ovo e peixes aumenta o risco de alergia! Além disso, o contato com animais como cachorros e o contato com o ambiente rural podem ajudar a diminuir o risco de alergias.

Prevenir sintomas evitando o contato com o alérgeno. Uma vez que se desenvolveu uma alergia, evitar o contato com o agente causador pode ajudar a controlar os sintomas. A residência deve ser mantida limpa, bem arejada, sem mofo, sem objetos que acumulam poeira. Uma vez identificado o alérgeno pelo médico especialista, em alguns casos o agente causador pode ser removido, como por exemplo removendo um animal doméstico de dentro de casa ou não ingerir um alimento específico.

Prevenir crises de alergia controlando os sintomas com medicamentos. Alergias são doenças crônicas e muitas vezes requerem o uso constante de medicamentos para controlar os sintomas. As necessidades podem mudar ao longo do ano e com o crescimento da criança. Por isso, um acompanhamento regular com um especialista é indispensável. Se o médico prescreve um medicamento de uso continuado, vale lembrar que é preciso usá-lo todos os dias, mesmo quando não se estiver com crise de alergia, para prevenir crises e evitar a necessidade de visitas médicas não planejadas ou, ainda pior, as hospitalizações.

 

Relator:
Tim Markus Muller
Presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo