Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Dia 8 de agosto é o Dia Nacional do Combate ao Colesterol e esta data existe pela sua importância na saúde cardiovascular das crianças e adultos.

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo, e é importante para o seu funcionamento normal. No entanto, em excesso contribui para o desenvolvimento da doença chamada dislipidemia, que pode ocorrer, principalmente, devido à alimentação rica em gorduras saturadas e/ou trans, falta de atividade física e sobrepeso/obesidade, ou por fatores genéticos.

A doença cardiovascular é a causa mais importante de mortalidade em todo o mundo, sendo a dislipidemia um fator de risco-chave para o desenvolvimento de vários problemas graves, como infarto e acidente vascular cerebral (derrame). E sabemos que essa doença já se inicia na infância.

A saúde cardiovascular na infância e na adolescência é a base para definir o caminho para uma vida saudável para o coração na idade adulta. No entanto, estudos brasileiros populacionais demonstram prevalências de 10% a 33% de dislipidemias em crianças e adolescentes.

Por esta razão, trazemos este alerta aos pais e pediatras, para a prevenção precoce das doenças cardiovasculares.

O controle do colesterol na infância pode ser feito pela adoção de hábitos saudáveis, como:

  1. Adotar uma alimentação saudável, com a presença de frutas, grãos integrais, laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura e proteínas, como carne, aves, peixe, feijão, ovos.
  2. O exercício é igualmente importante. Crianças de 5 a 17 anos devem fazer pelo menos 1 hora de atividade física moderada a vigorosa todos os dias.
  3. Restringir o tempo dispensado em telas (televisão, computador, jogos eletrônicos e smartphones).
  4. Realizar acompanhamento com nutricionista e com o pediatra ou endocrinologista.

Na maioria dos casos, a mudança no estilo de vida é o tratamento para o controle do colesterol, não sendo necessárias medicações.

Um ponto de atenção é que a alteração do colesterol e outros lipídios na infância geralmente persiste na idade adulta e aumenta o risco de doenças cardiovasculares; além disso, o aumento do colesterol pelo fator genético, se não tratado, pode levar ao desenvolvimento de aterosclerose coronariana sintomática precocemente.

Portanto, a identificação precoce da alteração do colesterol e o início do tratamento associado podem diminuir o risco cardiovascular na vida adulta e contribuir para maior longevidade e qualidade de vida.

Relator:
Gustavo Foronda
Departamento Científico de Cardiologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: spotmatikphoto | depositphotos.com