Encontro com o Especialista discutiu o tema intenção paliativa x cuidado paliativo especializado

Texto divulgado em 27/07/2023


No dia 25 de julho foi realizado o Encontro com o Especialista, ao vivo, com transmissão pela plataforma Zoom da SPSP, em que foi discutido o tema Intenção Paliativa x Cuidado Paliativo Especializado – Quando chamar o especialista? Organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e Núcleo de Estudos (NE) de Cuidados Paliativos e Dor da SPSP, o evento teve por objetivo discutir pontos importantes da integração da equipe de cuidados paliativos pediátricos nos diversos cenários das doenças infantis, retificando sua importância e reconhecendo as situações nas quais é necessária a atuação do especialista em cuidados paliativos.

O Encontro foi coordenado por Silvia Maria de M. Barbosa, presidente do NE de Cuidados Paliativos e Dor da SPSP, e a programação contou com a coordenação e moderação de Poliana Cristina Carmona Molinari, secretária do NE de Cuidados Paliativos e Dor da SPSP, que realizou a abertura do evento. Também participaram Esther Angélica Luiz Ferreira, membro do NE de Cuidados Paliativos e Dor da SPSP, e Raquel Santos Ferreira, especialista em Cuidado Paliativo Perinatal e tutora do curso de Pós-Graduação em Cuidado Paliativo Pediátrico do Hospital Sírio Libanês.

Os tópicos discutidos no Encontro foram A importância da integração dos Cuidados Paliativos Pediátricos, Intenção Paliativa x Cuidado Paliativo Especializado, além da apresentação de Caso clínico. Ao final, foi realizado um colóquio e as especialistas responderam perguntas do público enviadas pelo chat.

A gravação deste evento pode ser acessada no portal SPSP Educa (www.spspeduca.org.br).