Espiritualidade, Religião e Religiosidade na Pediatria

Espiritualidade, Religião e Religiosidade na Pediatria


1. O que é espiritualidade?

É a maneira que os indivíduos procuram e expressam significado e propósito na vida, assim como o modo que expressam sua conexão consigo, com o outro, com a natureza e com o transcendente.

2. O que é religião?  

É o sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos designados para facilitar o acesso ao sagrado, ao transcendente.

3. O que é religiosidade?

É o quanto um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião. Pode ser organizacional: frequência nas atividades da religião que professa. Ou não organizacional: rezar, ler livros, estudar seus livros sagrados.

4. A religião nos conecta com nossa espiritualidade?

A religião pode ser um dos fatores que facilita essa conexão.

5. Precisamos ter religião para nos conectarmos com nossa espiritualidade?

Não precisamos! A música calma e tranquilizante por sua linguagem única e universal, nos facilita também essa conectividade, nos tranquilizando e possibilitando um estado de conexão conosco mesmo. A meditação, o contato com a natureza também facilitam essa conexão sem a influência da religião.

6. E a criança pequena, que não tem religião, isso ainda não tem um significado para ela, como se conecta com sua espiritualidade?

A conexão com a mãe se inicia na vida intrauterina e prossegue após o nascimento, através do aleitamento materno, que se modifica a cada mamada, numa perfeita comunicação mãe-filho. Essa sintonia ocorre pela conexão de afeto da criança com seus pais, biológicos ou não, aqueles que assumem esse importante papel na vida dela.

7. Percebemos a espiritualidade da criança?

Sim, mas temos que estar atentos a essa sintonia da criança, que se faz inicialmente com a mãe. Estudos científicos apontam que as crianças pequenas são muito influenciadas pela mudança de humor de sua mãe e isso pode impactar no seu desenvolvimento cerebral, pela ação hormonal – com aumento do cortisol, e interferir no seu estado de sono e vigília.

8. Nossa espiritualidade é acessada nos momentos de dificuldade?

Quando estamos em situação de estresse, ansiosos ou enfrentando momentos difíceis é através da nossa conectividade com a espiritualidade que buscamos força e respostas às questões que nos fazemos.

Nas famílias que professam alguma religião ou crença sobre a existência de um DEUS, Divindade, Criador ou Força Superior, será através da religião que acessarão sua espiritualidade, podendo se comunicar com ELE por meio da oração ou prece.

Os exemplos e ensinamentos dos pais e familiares são a nossa referência de uma opção de caminho, em momentos de dificuldades.

9. A figura paterna também interfere e pode facilitar a conexão da criança com sua espiritualidade?

Sim, com certeza. Através do seu apoio e carinho com a companheira ele acessa os sentimentos de proteção do lactente e a cada dia sua presença se torna mais importante e marcante. A interação energética e harmônica dessa relação provoca na criança a sensação de tranquilidade e segurança.

10. E os adolescentes?

Estudos científicos realizados com adolescentes observaram que àqueles que afirmaram ter uma religião e reconheciam sua espiritualidade eram menos sujeitos a situações de risco, aceitavam melhor os momentos de dificuldades e desafios da vida, aderiram mais aos tratamentos e, baseados em sua fé, encontravam significado e força maiores para enfrentar o que estava ocorrendo.

11. As crianças, quando não atendidas nas suas necessidades espirituais, podem desequilibrar o seu sistema de saúde?

Por definição da OMS, saúde é o estado de bem estar físico, mental, emocional, social e espiritual. Quando um deles é afetado pode desequilibrar a saúde como um todo, até que retorne ao estado de equilíbrio e de saúde integral.

Relatora:

Lélia Cardamone Gouvêa
Presidente do Núcleo de Estudo da Espiritualidade da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Fonte: Paha_L I depositphotos