Fórum discute prevenção de acidentes e violência contra a criança

O Memorial da América Latina (na capital de São Paulo) recebeu, no dia 18 de agosto, o 4º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente da SPSP (NEVDCA-SPSP) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA).

O evento, voltado para profissionais de diversas áreas que lidam com crianças e adolescentes, contou com a presença de mais de 500 participantes que mantiveram o auditório praticamente lotado em todo o período de duração do Fórum.

“Foi sucesso absoluto”, comentou Theo Lerner, presidente do evento e membro do NEVDCA-SPSP. “Superou as expectativas, o que comprova que estamos no caminho certo. Tivemos palestras excelentes e coerentes, tratando de questões polêmicas e pertinentes”, complementou.

Para Renata Dejtiar Waksman, coordenadora do NEVDCA-SPSP, a programação científica da quarta edição do Fórum foi muito feliz ao trazer novas questões para discussão. “Abordamos assuntos polêmicos, como a maioridade penal, drogas e o lado do agressor. Além disso, tratamos dos acidentes no dia-a-dia da criança de forma a mostrar que as principais atividades infantis são divertidas, mas precisam do alerta de que sem segurança podem levar à morte”, disse Renata.

Ao final das atividades, foi aprovado um manifesto pelos presentes no Fórum.

Leia o Manifesto do 4° Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes – 2009

Veja o programa científico realizado no 4º Fórum.

Leia o Manifesto do 3° Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes – 2008

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 20/08/2009.

 

 

Lucia Fontes

José Hugo de Lins Pessoa, presidente da SPSP, abre o evento, ao lado de Sandra Regina de Souza, presidente do CONDECA, e Theo Lerner, presidente do 4º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes.
 

Lucia Fontes

Centenas de participantes assistem a uma das palestras do evento.
 

 

Lucia Fontes

Profissionais de diversas áreas que lidam com crianças e adolescentes participam do Fórum.
 

Lucia Fontes

Ari Friedenbach, advogado, fala sobre a redução da maioridade penal.
 

Lucia Fontes

Da esquerda para a direita: Sérgio Sarrubo, membro do NEVDCA-SPSP; Maria de Jesus C.S. Harada, membro do NEVDCA-SPSP; Renata D. Waksman, coordenadora do NEVDCA-SPSP; Mário R. Hirschheimer, membro do NEVDCA-SPSP; Théo Lerner, presidente do Fórum; e Sandra Regina de Souza, presidente do Condeca.
“Este evento recebeu patrocínio de empresas privadas, em conformidade com a Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006”. “Compete de forma prioritária aos profissionais e ao pessoal de saúde em geral estimular a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuando até os dois anos de idade ou mais”. Portaria nº 2.051 de 08/11/2001 – MS e Resolução nº 222 de 05/08/2002 – ANVISA.