Fórum trata da síndrome alcoólica fetal em Lins

Nos dias 16 e 17 de agosto aconteceu, em Lins (SP), o II Fórum Regional em Defesa da Criança e do Adolescente com o tema “Síndrome Alcoólica Fetal e suas implicações na sociedade atual”. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela SPSP – Regional de Marília.
 
 
No dia 16, Eduardo Vaz, presidente da SBP, apresentou conferência sobre o pediatra e o consumo de álcool na adolescência. Em seguida, houve a mesa redonda com o tema “O abuso do álcool pelos adolescentes na sociedade atual e as instituições – o que fazer?”, coordenada por Mario Roberto Hirschheimer, presidente da SPSP, e secretariada por Mario do Carmo Martini Bernardo, diretor-presidente da SPSP – Regional de Marília. Durante a mesa redonda, a professora Miyoko Tanji, diretora de Ensino da Região de Lins, falou sobre o papel da educação na prevenção do consumo de álcool na adolescência; Eduardo Vaz, presidente da SBP fez palestra sobre o papel das autoridades de saúde na prevenção do consumo de álcool na adolescência; e Conceição Aparecida de Mattos Segre, coordenadora Grupo de Estudos sobre a Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal da SPSP falou sobre o papel da família na prevenção do consumo de álcool na adolescência. No dia 17 aconteceu o curso de capacitação sobre a SAF para profissionais da saúde.
 
 
De acordo com Hermann Grinfeld, secretário do Grupo de Estudos sobre a Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal da SPSP, foi um fim de semana bastante movimentado, com interesse grande de todos que participaram. “É um exemplo de fórum que deve se repetir em outros centros do interior pela importância dos temas discutidos e pelo quase total ineditismo dos assuntos. Creio que a maior parte da plateia estava ouvindo sobre a SAF pela primeira vez”, comentou Grinfeld.
 
 
 
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 30/08/2013.