Gotas de Amor para um Mundo Melhor 

Gotas de Amor para um Mundo Melhor 

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 19/05/2022


Essa frase foi o slogan escolhido para representar o DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO em 2022. 

A frase reflete o quanto o gesto de doar leite materno pode fazer toda a diferença na vida de mães, bebês e ir além: ser instrumento na construção de uma sociedade mais solidária e com mais qualidade de vida. 

Comemorado em 19 de maio, é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. São promovidos debates e palestras com a intenção de ressaltar a importância do aleitamento, da doação de leite humano e divulgar os bancos de leite humano existentes em todo território nacional. 

O Brasil conta com a maior rede de bancos de leite humano (BLH) do mundo, com tecnologia reconhecida pela OMS desde 2001, exportando para outros países. A rBLH-BR (Rede Brasileira de Leite Humano) configura-se em estratégia de proteção ao recém-nato, fornecendo leite para prematuros ou outros bebês com necessidades específicas para cada caso. 

Sabe-se há muito que o leite materno é o padrão ouro em relação à alimentação de bebês. Equilíbrio adequado entre todos os seus componentes, aumenta o vínculo entre mãe e bebê, isento de contaminação, modifica sabor e composição durante todo o tempo que o bebê mamar, muda no mesmo dia e na mesma mamada, vem pronto. Poderia prevenir 840.000 mortes de crianças por ano.

Não é necessário ter uma produção demasiada de leite para se tornar doadora e não existe quantidade mínima para doação, tendo em vista que a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais leite é produzido. 

A maioria das mães volta ao mercado de trabalho entre o quarto e sexto mês da licença gestação, o ideal seria neste momento já estar informada sobre extração e armazenamento de leite e dos serviços prestados pela rede de bancos de leite.

A consulta da 32ª semana de gestação seria um bom momento para se falar sobre a importância da doação de leite humano. Importante também que a mãe saiba que a extração de leite não diminui o volume para seu bebê. 

A doação de leite humano passa por diversas e rigorosas etapas: coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês prematuros internados e/ou com patologias que impeçam a amamentação pelas próprias mães. 

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171. 

Captar doadoras de leite humano é um desafio, por isso a divulgação da existência e das atividades de um banco de leite precisa ser constante e ininterrupta. 

Quem pode doar? 

Toda a mulher que esteja amamentando pode doar leite. Segundo o Ministério da Saúde, as doadoras são nutrizes sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seu filho e que se dispõem a doar, por livre e espontânea vontade. Esta mulher deve ser avaliada e acompanhada pelos profissionais do BLH seguindo as diretrizes da RDC 171/06, que dispõem sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Bancos de Leite Humano. 

Construindo um mundo melhor 

Todas as iniciativas para promover e apoiar a doação de leite humano são muito bem-vindas, podem ajudar a salvar a vida de muitos bebês. Doação de leite humano, resulta em gesto de puro amor e solidariedade, palavras-chave na construção de um mundo muito melhor para se viver. 

Quer saber mais sobre a doação de leite materno?

Procure o banco de leite humano mais próximo da sua casa, onde você encontrará profissionais de saúde preparados para oferecer todas as orientações necessárias sobre o assunto.

ABRACE ESTA CAUSA! 

Saiba mais:

https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/78.pdf
https://rblh.fiocruz.br/dia-mundial-de-doacao-de-leite-humano
https://rblh.fiocruz.br/doacao-de-leite-humano-0
https://pebmed.com.br/dia-nacional-de-doacao-de-leite-humano/

Relatoras:
Ana Maria Calaça Prigenzi
Isis Dulce Pezzuol
Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: tiagoz | depositphotos.com