H3N2: Não é só Covid-19 que requer cuidados

H3N2: Não é só Covid-19 que requer cuidados

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 20/12/2021


A cepa H3N2 está contida na vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas a atual variante, responsável pelo recente surto no Rio de Janeiro e em São Paulo, não é adequadamente coberta pela vacina atual. No entanto, mesmo assim, é importante realizar a vacinação contra a gripe.

Temos duas situações que afetaram sobremaneira este surto. A primeira é que a cobertura vacinal contra a gripe foi muito baixa e isso não só permitiu que muitas pessoas estivessem suscetíveis a contrair infecção pelovírus Influenza, como também resultou na manutenção da circulação do vírus. Junta-se a isso pequenas mudanças nas variantes (no caso a H3N2) que não são adequadamente protegidas pela vacina. A segunda situação é o tempo de eficácia da vacina, que é curto. Ou seja, além de termos permitido que o vírus continuasse circulando, pela baixa cobertura vacinal, neste momento temos pessoas que podem ficar novamente vulneráveis à doença.

A redução das medidas não farmacológicas para proteção contra o Covid-19 (como o uso de máscara, isolamento social e medidas de higiene) acaba por permitir novamente a circulação do vírus influenza, o que está provocando este surto mesmo fora de época.

Pessoas que não foram vacinadas, especialmente aquelas que são de grupos de risco, devem receber a sua dose, pois nada impede que os vírus abrangidos pela vacina não tenham aumento na sua circulação. Demais indivíduos também podem ser vacinados. Não há contraindicação. E, a partir da época correta de vacinação no ano que vem, podem tomar normalmente.

A indicação da vacina contra a gripe é a partir de 6 meses, idade em que foi demonstrada sua eficácia. Gestantes, idosos, crianças (principalmente menores de 2 anos) e grupos de risco são prioritários e devem tomar sua dose caso ainda não tenham recebido este ano, mesmo sendo fora de época, pois temos observado mudanças no perfil epidemiológico dos vírus respiratórios, que têm acontecido muito fora do período mais tradicional. Por isso, temos hoje os prontos-socorros cheios e, no caso das crianças, por vários vírus que não Covid-19 e Influenza.

Vale lembrar que a vacina é feita em duas aplicações, com intervalo de 1 mês em crianças até 9 anos de idade. Se a vacinação for realizada em dezembro de 2021, por exemplo, e a 2° dose em janeiro de 2022, assim que iniciar a campanha contra gripe em 2022 essas crianças já devem ser vacinadas novamente.

Os principais cuidados devem ser o isolamento daqueles confirmados com a infecção ou com suspeita. Usar máscaras novamente ganha importância neste momento, não só para não adquirir a infecção como para evitar a transmissão. Medidas de higiene, cuidados nas escolas e trabalho devem ser tomados sempre.

Relator:
Marcelo Otsuka
Vice-presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Foto: tashatuvango | depositphptps.com.br