Histórias em quadrinhos e os distúrbios do sono

Histórias em quadrinhos e os distúrbios do sono

Os distúrbios de sono constituem um conjunto de doenças que impedem o início ou manutenção de uma boa noite de sono. Estes distúrbios são muito frequentes e estão associados a inúmeras doenças. Para as crianças, especificamente, algumas das implicações que podemos citar são: déficit de crescimento, dificuldades de aprendizagem, distúrbios comportamentais e hipodesenvolvimento craniofacial.

O diagnóstico precoce amplia as possibilidades de tratamentos menos invasivos e mais eficazes fazendo com que as ações preventivas sejam bem-vindas. Em uma recente pesquisa realizada na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina – as histórias em quadrinhos demonstraram ser uma estratégia eficaz de comunicação com o público infantil.

A HQ “Ronco Dorme em Casa” – desenvolvida especialmente para a pesquisa – foi avaliada junto à 548 escolares de 6 a 10 anos. A avaliação comparou o desempenho das crianças antes e depois da leitura da história, em relação ao ronco e higiene do sono.

Esperava-se que, por meio da HQ, as crianças fossem informadas sobre duas questões. A primeira delas é que, como já diziam as avós, tomar um copo de leite morno antes de dormir é bom, pois o leite contêm uma substância que ajuda a induzir o sono. A segunda coisa é que, apesar de frequente, o ronco não é normal e é um possível sintoma de doenças mais graves, como a apneia obstrutiva do sono.

Os resultados desta pesquisa são otimistas, uma vez que após lerem a HQ os escolares melhoraram significativamente sua performance ao responderem questões sobre estes temas, apontando a eficácia da HQ “Ronco Dorme em Casa” e sugerindo a efetividade de sua utilização em ações de educação em saúde, dirigidas à crianças nesta faixa etária.

___
Relator:
Departamento Científico de Medicina do Sono da SPSP.

Publicado em 6/11/2014.
photo credit: © Crazy80frog | Dreamstime.comSmiling Child In Bed Over White Photo

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.