Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatrc Association, aponta que o distúrbio específico de aprendizagem acomete de 5 a 15% de crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas, sendo os específicos em leitura e escrita altamente prevalentes. Alguns estudos apontam 17,5% de acometimento dos estudantes de classes do ensino fundamental (Shaywitz, Morris e Bennett, 2008). Os números são expressivos e, por essa razão, a campanha Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), coloca em debate o assunto.

Junho Púrpura

O objetivo da campanha é informar e atualizar pediatras sobre o aprendizado, suas dificuldades e distúrbios. “Precisamos trazer o problema para o consultório e não deixá-lo apenas na escola. Dessa forma, pediatras podem orientar pais e cuidadores, esclarecendo dúvidas e ajudando as famílias na difícil escolha de que especialistas ou profissionais procurar”, alerta a Dra. Renata Di Francesco, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da SPSP e coordenadora da campanha. Outro objetivo é levar informações sobre os distúrbios de aprendizagem para a população, de forma simples e clara.

Segundo o coordenador de campanhas da SPSP, Dr. Claudio Barsanti, a conscientização dos profissionais de saúde é fundamental. “O quanto antes a causa desses distúrbios for detectada, melhor. Dessa forma, serão realizadas as intervenções necessárias para que essas crianças possam, o mais cedo possível, ter o diagnóstico e encaminhamentos adequados. Sinais como alterações na percepção, escuta, visão, entre outros, devem ser observados e tratados rapidamente. O tratamento adequado feito precocemente fará toda a diferença”, afirma o pediatra.

A campanha está a cargo do Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP, formado não só por pediatras, mas médicos de outras especialidades como neurologia, otorrinolaringologia e oftalmologia, entre outros. O grupo pretende escrever artigos voltados para o público leigo que serão publicados aqui no Blog Pediatra Orienta.