Texto divulgado em 31/05/2025
A campanha “Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar”, promovida pelo Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP – formado por pediatras e médicos de outras especialidades, como neurologia, otorrinolaringologia e oftalmologia -, visa auxiliar os pediatras a identificar os distúrbios de aprendizagem nas crianças e adolescentes, assim como levar informações sobre o tema às famílias, escolas, professores e demais profissionais que atuam com a faixa etária pediátrica.
Segundo a otorrinolaringologista Renata Di Francesco, presidente do Núcleo de Estudos de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP e coordenadora da campanha, o “Junho Púrpura” é de grande importância para a sociedade como um todo, uma vez que é imprescindível que a população seja esclarecida quanto aos distúrbios de aprendizagem nas crianças e adolescentes. “É fundamental que os pais levem para os consultórios médicos as queixas escolares de seus filhos que, muitas vezes, ficam restritas apenas ao ambiente escolar, pois as dificuldades de aprendizagem não se referem apenas a um único distúrbio, mas sim a um conjunto de problemas – visuais, auditivos, comportamentais, entre outros – que podem interferir no aprendizado dos alunos”, esclarece a médica.
Na opinião do pediatra Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP, a conscientização dos profissionais de saúde sobre a questão dos distúrbios de aprendizagem é extremamente importante, pois quanto mais cedo são realizadas as intervenções necessárias para que essas crianças e adolescentes possam ter o diagnóstico e encaminhamentos adequados, melhores são os resultados do tratamento, com ótimas chances de minimizar os efeitos deletérios desses distúrbios. “Sinais como alterações na percepção, escuta, visão, entre outros, devem ser observados e tratados o quanto antes, pois o tratamento precoce fará toda a diferença no futuro desses indivíduos”, afirma o especialista.
Para Renata, os pediatras precisam estar bastante atentos não apenas às questões de saúde da população pediátrica, mas também aos aspectos que possam influenciar no seu desenvolvimento acadêmico, identificando possíveis distúrbios e encaminhando, quando necessário, a outros especialistas para que possam realizar o diagnóstico e buscar o tratamento adequado. Barsanti destaca que uma ação multidisciplinar e multiprofissional é essencial na tentativa de corrigir o problema para que se evite um déficit ainda maior no aprendizado destas crianças e adolescentes. “É fundamental, portanto, levar em consideração esses distúrbios para que busquemos suas causas e procuremos solucioná-las, a fim de evitarmos complicações subsequentes”, conclui o pediatra.
Organização: Núcleo de Estudos de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP