Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro

Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro

Texto divulgado em 28/02/2023


Em 2017, a SPSP lançou a campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro, ampliando a atenção à saúde do prematuro para todo o mês de março. O objetivo da campanha é informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados aos prematuros não só durante a internação, mas também após a alta hospitalar do bebê, bem como levar informações às famílias sobre os principais cuidados com estes pacientes.

“A campanha visa levar informações a respeito de todos os cuidados que devem ser dirigidos aos recém-nascidos prematuros. Hoje, graças aos avanços que tivemos na medicina, sobretudo em relação à neonatologia, é cada vez mais frequente a sobrevivência de bebês com idades gestacionais mais precoces. Como existem riscos diretamente relacionados à prematuridade, é fundamental que tenhamos equipes de médicos e outros profissionais de saúde devidamente capacitados para o atendimento a essa população, para que sejam efetuadas todas as condutas necessárias, desde tratamentos até o acompanhamento desses bebês, tanto hospitalar quanto pós-hospitalar, na busca constante para se diminuir agravos à saúde que podem estar relacionados à prematuridade. Queremos, ainda, alertar a sociedade como um todo para a realização de um pré-natal adequado desde o início da gestação, uma vez que existem patologias maternas que estão relacionadas a um risco maior de prematuridade.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A prematuridade continua sendo um importante problema de saúde nas nossas crianças, sendo uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, ao lado das malformações congênitas e das doenças infeciosas. Nesse sentido, a Sociedade de Pediatria de São Paulo promove, todo mês de março, a campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro. E como parte das ações da campanha, este ano a SPSP realizará dois eventos relacionados ao tema prematuridade, em que serão discutidos os tópicos Qualidade de vida das crianças nascidas prematuras, direcionado a pediatras e público geral, para discutir com familiares e equipes médicas a realidade atual da qualidade de vida dos recém-nascidos prematuros, e Dificuldades e soluções no aleitamento materno do recém-nascido pré-termo”, cujo objetivo é atualizar os pediatras a respeito dos cuidados com os pré-termos durante a internação, visando manter o aleitamento materno após a alta hospitalar.”

Celso Moura Rebello, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP e coordenador da Campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro