Mensagem para gestante ou mamãe sobre a Covid-19

Vamos responder algumas perguntas que provavelmente as mães gostariam de fazer:

Se estou grávida, tenho maior risco de contrair a Covid-19?

Os estudos sobre essa doença em gestantes ainda são poucos, mas até agora não mostraram que a grávida tem maior risco de apresentar doença grave. Entretanto, se você tiver uma gestação de alto risco, ou seja, com complicações, então você fará parte do grupo de risco para desenvolver doença grave.  

sylbohec | pixabay.com

Se eu tiver a Covid-19 na gestação, qual o risco de transmitir a doença para meu bebê?

Existe preocupação com a possibilidade de transmissão da doença da mãe para o bebê intra-útero ou ao nascimento (chamada transmissão vertical), mas até o momento essa transmissão não foi confirmada. 

Posso amamentar?

Sim. Não foi documentada a transmissão do vírus pelo leite materno, portanto a amamentação é recomendada tomando-se as devidas precauções: usar máscara e lavar muito bem as mãos antes e após a mamada caso haja suspeita de que a mãe tenha a doença.

Qual é o risco da doença para o bebê?

Poucos casos de Covid-19 foram diagnosticados em recém-nascidos, inclusive no Brasil. Eles possivelmente ocorreram por contato com pessoas infectadas e os sintomas foram leves. Entretanto, a doença está aumentando rapidamente em nosso país, então é possível que sejam mais frequentes em recém-nascidos. Os pediatras/neonatologistas estão preparados para diagnosticar e cuidar dos bebês infectados.

Se você tiver mais dúvidas converse com o pediatra de seu bebê.

___
Relator:
Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo