Momento Saúde: álcool e drogas – como conversar

Momento Saúde: álcool e drogas – como conversar

combate as drogasA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O tema agora é:
aconselhamento sobre álcool e drogas

Como conversar com os filhos sobre drogas?

Aconselhamento breve nada mais é do que “gastar” alguns minutos conversando sobre a questão de álcool e drogas, prevenindo o uso dessas substâncias.

Já a intervenção breve é uma conversa mais dirigida para usuários de drogas. Esta é um pouco mais elaborada e leva um pouco mais de tempo e dedicação.

Algumas dicas úteis para abordar o assunto:
1. Ao levantar o tema em casa, procure não fazer perguntas diretas como: “você já usou drogas?”. Discuta o assunto como numa conversa para trazer mais informações ao adolescente.
2. Procure ser breve no aconselhamento.
3. Uma matéria lida sobre drogas pode iniciar a conversa.
4. Lembre-se de que as doenças têm aspecto genético. Se há alcoólatras na família, use como exemplo para demonstrar os malefícios do uso da bebida alcoólica. Se há doentes psiquiátricos, lembre-se de que a maconha pode antecipar e exacerbar essas doenças.
5. Fale sobre o tabagismo também. Apesar de ser considerado lícito, o hábito traz prejuízos à saúde.
6. Seja amoroso e insistente nas questões sobre drogas.

klimkin | Pixabay

___
Relator:
Dr. João Paulo Lotufo
Coordenador do Grupo de Estudos de combate ao uso de drogas por crianças adolescentes da SPSP.

Publicado em 25/07/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.