Momento Saúde: amamentação em situações especiais

Momento Saúde: amamentação em situações especiais

Momento SaúdeA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O tema agora é:
aleitamento materno

 

Amamentação em situações especiais

Embora a amamentação seja fundamental para a sobrevivência infantil com qualidade de vida, muitas vezes encontramos situações de difícil manejo, como prematuridade, gemelaridade, recém-nascidos com malformações dos mais variados órgãos.

Mas, mesmo nesses casos, o leite da mãe ainda é a melhor fonte de nutrientes, pois é um “alimento vivo” com mais de 250 fatores de proteção já comprovados, células tronco, ativadores da imunidade, entre outros.

A amamentação acalma o bebê, reduz a dor causadas por intervenções médicas ou relacionadas à doenças. Mas, possivelmente, o maior benefício seja o vínculo mãe-filho: um bebê que se sente amado tem sua autoestima elevada, algo tão importante para “querer viver”.

Além disso, amamentar é importante em muitas outras situações, como por exemplo: favorecer o desenvolvimento do sistema sensório-motor-oral, evitando problemas futuros de mastigação, oclusão dentária, fala, apneia do sono.

Construir com os pais a compreensão da importância da amamentação talvez seja o auxílio mais importante, além de ressaltar seu significado nesses casos. A pessoa qualificada para isso é aquela que conhece hoje a “Medicina Personalizada”, isto é, aquela que promove atenção a “tudo” o que envolve a amamentação: quem é essa mãe que amamenta e seu bebê; o que ela sabe sobre a amamentação nessa situação; quais os efeitos e como cuidar dessa relação mãe/filho/família.

Vitamin | Pixabay

 

___
Relatora:
Dra. Keiko M. Teruya
Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

Publicado em 23/05/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.