Momento Saúde: autoestima na adolescência – sinais de alerta

Momento Saúde: autoestima na adolescência – sinais de alerta

adolescenciaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora vamos tratar de:
autoestima entre os adolescentes

 

Autoestima na adolescência: sinais de alerta

• Falta de respeito por si mesmo: uma pessoa com baixa autoestima apresenta fortes indícios de falta de respeito por si mesma, não se sente merecedora do amor e respeito por parte dos outros.
• Desvalorização pessoal: uma pessoa com baixa autoestima desvaloriza o que sente e, nas escolhas que faz no dia a dia, mostra que não acredita ser possível ter momentos felizes.
• Destruição: além de desrespeito pela própria vida, desrespeito pela vida dos outros e pela vida do próprio planeta. E mais: alguém que convive com maus-tratos não compreende facilmente o conceito de preservação e respeito.
• Desvalorização das qualidades em prol das limitações: valorizam seus “defeitos” com dificuldade de aceitar elogios, além de receio de desaprovação das ideias e pensamentos, com tendência a escondê-los e se isolar.
• Falta de iniciativa para atividades de realização pessoal, muitas vezes alegando falta de tempo.

Esperamos que estes textos possam orientar pais, responsáveis e cuidadores, enfim todos aqueles que lidam com adolescentes, em direção a um melhor entendimento dessa população em relação ao frágil balanço de sua autoestima.

Greyerbaby | Pixabay

___
Relatores:
Dra. Bianca Rodrigues de Godoy Lundberg
Dra. Elisiane Elias Mendes Machado
Dra. Maíra Pieri Ribeiro
Departamento Científico de Adolescência da SPSP

Publicado em 24/10/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.