Momento Saúde: câncer infantil pede agilidade

Momento Saúde: câncer infantil pede agilidade

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O assunto agora é:
Câncer infantil

É fundamental procurar o pediatra quando há suspeita de que algo está fora da ordem

E é fundamental também – e de igual ou, talvez, de maior importância – que o pediatra, quando faça a hipótese de câncer em uma criança ou adolescente, encaminhe o paciente o mais rápido possível para um serviço de grande porte de Oncologia Pediátrica, seja na esfera pública ou privada. Os grandes centros de tratamento do câncer infantil concentram profissionais clínicos, cirúrgicos e toda uma equipe multidisciplinar. É nesses centros que o diagnóstico do câncer será realizado da maneira mais precisa, determinando com exatidão o tipo de tumor, que partes do corpo ele acomete e qual o melhor tratamento para aquele paciente em particular com aquele tumor específico.

wavebreakmedia | depositphotos.com

___
Relator:
Dra. Ethel Fernandes Gorender

Departamento Científico de Oncologia Pediátrica da SPSP.

Publicado em 20/03/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.