Momento Saúde: como tratar a asma?

Momento Saúde: como tratar a asma?

pneumologiaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Vamos falar sobre:
Asma

Como tratar a asma?

O objetivo do tratamento é obter e manter o controle da doença através de um ciclo contínuo de avaliação do controle, tratamento para alcançar o controle e acompanhamento. Assim, é necessário um seguimento contínuo com o pediatra/pneumologista da criança.

Os corticoides inalados em doses baixas (na forma de bombinha ou dispositivos de pó seco) são recomendados como tratamento de controle inicial da asma persistente. As “bombinhas” devem ser sempre usadas com espaçador, independentemente da idade, e os dispositivos de pó seco ficam reservados para crianças a partir dos seis anos de idade.

Pacientes e familiares devem estar orientados para reconhecer sintomas e sua gravidade e prontamente iniciar o uso de medicação de alívio (broncodilatadores), preferencialmente na forma de “bombinhas” com espaçador, e providenciar medidas adequadas de higiene ambiental, como evitar exposição a fumaça de cigarro, poeira, ácaros etc. A criança deve ser estimulada a ter uma vida normal e a prática de esportes deve ser incentivada.

photomim | depositphotos.com

___
Relatora:
Dra. Miriam Cardoso Neves Eller

Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicado em 17/04/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.