Momento Saúde: diagnóstico de asma

Momento Saúde: diagnóstico de asma

pneumologiaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Vamos falar sobre:
Asma

São necessários exames para o diagnóstico de asma?

O diagnóstico de asma é obtido principalmente através dos sinais e sintomas e exame físico realizado pelo médico. Entretanto, alguns exames podem auxiliar na avaliação da criança com asma.

A alergia é bastante frequente nas crianças com asma. A demonstração de sensibilização alérgica, realizada através de testes alérgicos cutâneos e de sangue, é útil para identificação de fatores de risco e tomada de medidas preventivas de controle ambiental. No entanto, a ausência de sensibilização alérgica não exclui o diagnóstico de asma.

As medidas de função pulmonar (espirometria) são úteis para verificar a gravidade, reversibilidade e a variabilidade da obstrução ao fluxo aéreo e ajudam a confirmar o diagnóstico em maiores de cinco anos.

belova59 | pixabay.com

___
Relatora:
Dra. Miriam Cardoso Neves Eller

Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicado em 10/04/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.