Momento Saúde: flúor no creme dental

Momento Saúde: flúor no creme dental

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Começamos o ano com:
Higiene oral na primeira infância

Para que seu filho tenha uma boca saudável, são necessários cuidados orais profissionais e caseiros. Continuamos com a descrição desses cuidados:

2. Flúor no creme dental

A cárie dentária é uma doença causada basicamente por uma dieta de exposição frequente a açúcares. As bactérias acumuladas sobre a superfície dos dentes utilizam este açúcar para produzir ácidos que levam a perda mineral do esmalte do dente. O flúor é capaz de devolver aos dentes estes minerais perdidos.

Assim, a recomendação de entidades nacionais e internacionais de Pediatria e de Odontopediatria é a de iniciar a escovação tão logo o primeiro dente irrompa na boca com pasta com flúor na concentração mínima de 1100 ppm. Concentrações menores do que esta não são efetivas na prevenção da doença cárie dentária.

A quantidade de creme dental vai depender da idade da criança:

Para crianças menores de 3 anos de idade, utiliza-se uma fina camada de dentifrício sobre a escova ou um grão de arroz cru.

Para crianças entre 3 e 6 anos de idade, a quantidade correspondente a um grão de ervilha.

___
Relator:
Grupo de Trabalho de Saúde Oral da SPSP.

Publicado em 13/02/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.