Momento Saúde: infecção urinária em crianças – investigação e seguimento

Não se deve pensar que a criança com infecção de urina tratada sarou. É sempre importante o seguimento com o médico.

Após dois dias de tratamento, se não houve melhora dos sintomas, deve-se repetir o exame de urina e, se necessário, trocar o antibiótico. É importante repetir o exame de urina após o tratamento. Exames de sangue são indicados para avaliar o funcionamento dos rins e a intensidade de infecção.

Em crianças, a infecção urinária pode alertar para problemas nos rins e nas vias urinárias, por isso a ultrassonografia deve ser feita na primeira ocorrência e, se alterada, outros exames serão necessários. A investigação da causa é feita de acordo com a idade da criança e os sintomas apresentados.

Caso haja novos sintomas, um novo exame de urina deve ser feito imediatamente e o médico avisado, para que possa ver o resultado e prescrever o tratamento adequado, que não deve ser iniciado por conta própria.

É importante informar ao médico:
• as características da criança quanto a seu comportamento e rotina das micções: controle sobre o momento de ir “fazer xixi” ou não, se perde urina na roupa, dormindo ou se tem que sair correndo para urinar;
• como funciona o intestino da criança: quantas vezes e se todos os dias vai ao banheiro, se perde fezes nas roupas, se tem dor para evacuar, diarreia ou se apresenta sangue.

vadimphoto1 | depositphotos.com

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

___
Relatora:
Dra. Maria Helena Vaisbich

Departamento Científico de Nefrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicado em 29/04/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.