Momento Saúde: infecção urinária em crianças – tratamento

A criança que apresenta sintomas de infecção urinária e alteração do exame de urina deve iniciar o antibiótico imediatamente. A urocultura (exame laboratorial), que tem seu resultado disponível depois de três a cinco dias, deve ser colhida no mesmo momento do exame de urina tipo I e serve para confirmar o crescimento de microrganismos. Ele irá guiar se o antibiótico utilizado está adequado ou deve ser trocado para outro mais eficiente para aquela infecção. Caso a cultura de urina seja negativa, deve-se suspender o antibiótico.

Em geral, o tratamento deve ser de sete a 14 dias a partir do início da medicação apropriada, diferente do adulto que pode utilizar um tratamento mais curto.

Vários estudos demonstraram que não há diferença de resultado entre o tratamento oral (por boca) e parenteral (injetável), assim, a maioria das crianças pode ser tratada por medicações administradas por boca se apresentar condições para isso. O tratamento com medicações injetáveis será necessário em crianças com quadro clínico mais grave, nos menores de três meses de idade ou nos que não toleram a medicação pela boca.

frolicsomepl | pixabay

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

___
Relator:
Dr. HenriqueTakase

Departamento Científico de Nefrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicado em 22/04/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.