Momento Saúde: leite ou composto lácteo

Momento Saúde: leite ou composto lácteo

Momento SaúdeA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O tema agora é:
aleitamento materno

 

Leite ou composto lácteo?

Qual a diferença entre leite e compostos lácteos?
Como eles são designados pelos órgãos reguladores e são aprovados para serem comercializados?

Isso não está claro nos rótulos ou nas promoções. Compostos lácteos são produtos em que a quantidade de carboidrato pode variar de 11 a 19g; a quantidade de proteína de 2,4 a 5,8g; a de gordura total de 1,9 a 7,9g; e a de sódio de 49,5 a 169mg por porção.

Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)-1996, o leite em pó integral deve conter 26 gramas ou mais de gordura.
Assim, o composto lácteo não é sinônimo de leite em pó. É um produto a base de soro de leite, adicionado de maltodextrina, que aumenta a palatabilidade e a oferta de calorias.

A dieta diversificada, com alimentos in natura ou minimamente processados, sem adição de açúcar, aumenta os fatores de proteção e minimiza os riscos à saúde da criança.

Enquanto isso, os compostos lácteos contribuem para um processo de escolhas alimentares monótonas que aumentam a chance de a criança formar um hábito alimentar inadequado, com preferência para os alimentos doces e não nutritivos.

É disso o que nossas crianças precisam?

HollyGirl18 | Pixabay

 

___
Relatoras:
Dra. Marina Rea
Fabiola Nejar
Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

Publicado em 6/06/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.