Momento Saúde: segurança na hora do bebê dormir

Momento Saúde: segurança na hora do bebê dormir

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Vamos falar de:
segurança na hora de colocar o bebê para dormir

 

Dormir de barriga para cima é mais seguro

A posição mais segura para colocar o bebê para dormir, tanto nos cochilos durante o dia, quanto no sono da noite, é a de barriga para cima, até completar um ano de vida.

Nessa posição a criança tem menor risco de aspiração (em caso de regurgitação ou vômito) e engasgo, pois a anatomia da via aérea do bebê e o reflexo da tosse (reflexo faríngeo), que é a contração da parte de trás da garganta, vão impedir que isto aconteça.

As posições de bruços e de lado são perigosas para o bebê pequeno dormir, pois podem atrapalhar o fluxo de ar e sua respiração. Dormir de lado favorece o bebê virar de bruços, por isso essa posição também é desaconselhada.

Estudos mostram que colocar o bebê de barriga para cima para dormir pode reduzir significativamente o risco de morte súbita: nos anos 1990, campanhas internacionais – nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra – de orientação para os pais sobre a posição mais segura para os bebês dormirem conseguiram reduzir esses índices em 50%, especialmente entre os 2° e 4° meses de vida.

Todas as medidas citadas, salvo indicação contrária, são para bebês de até um ano. Fale sempre com seu pediatra e, se o bebê ainda não nasceu, agendem consulta para ter essas e muitas outras informações importantes.

___
Relatora:
Dra. Renata Waksman

Coordenação do Blog Pediatra Orienta

Publicado em 5/09/2018.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.