Momento Saúde: uso do fio dental em crianças

Momento Saúde: uso do fio dental em crianças

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Começamos o ano com:
Higiene oral na primeira infância

Para que seu filho tenha uma boca saudável, são necessários cuidados orais profissionais e caseiros. Continuamos com a descrição desses cuidados:

3. Uso do fio dental em crianças

Os dentes de leite (decíduos) normalmente são separados, mas quando eles estão juntos, encostados um no outro, necessitam o uso do fio dental, uma vez que nesses locais a escova não consegue remover adequadamente os resíduos alimentares e bactérias que se alojam entre os dentes (biofilme bacteriano).

Biofilme bacteriano dental são comunidades de bactérias que ficam sobre a superfície do dente e que podem provocar vários problemas de saúde bucal, tais como cárie dentária, formação de cálculo (tártaro), inflamação na gengiva (gengivite) ou mesmo mau hálito (halitose). Por isso, para garantir uma higiene oral adequada, o uso diário do fio dental é indispensável desde cedo.

Acredita-se que se deva passar o fio dental antes da escova de dentes, para facilitar a remoção final dos resíduos alimentares. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia pelo adulto na criança. O adulto continuará a realizar a higiene bucal da criança até que ela tenha capacidade motora e cognitiva para conseguir fazer sozinha adequadamente.

Existem vários modelos de fio e fita dental no mercado. Procure um odontopediatra para receber orientações adequadas quanto à forma correta de utilizar o fio dental e qual modelo é mais indicado para seu filho.

wckiw | depositphotos.com

___
Relator:
Grupo de Trabalho de Saúde Oral da SPSP.

Publicado em 20/02/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.