“Nosso cérebro é construído por nós mesmos”

“Nosso cérebro é construído por nós mesmos”

O cérebro vai sendo moldado pelo meio, pelas experiências e por meio de mediadores vai construindo canais neurais e modelando sua plasticidade. Charles Sherrington (Prêmio Nobel 1942) escreveu em Man on his nature: “o cérebro humano parece um tear encantado, em que milhões de lançadeiras muito velozes vão tecendo um padrão que se desfaz, um padrão sempre significativo, mas nunca permanente… Enfim, o cérebro humano acha-se sempre em estado de fluxo.”

Crianças e adolescentes, em especial, são mais suscetíveis a alguns fatores externos que podem interferir na construção dessa máquina extraordinária. 

O tabaco é uma droga, assim como a maconha, a cocaína, o álcool e os meios eletrônicos. Quanto mais precoce o início da experimentação dessas drogas, maior o risco da dependência. A fisiologia dessa indução ao vício é a mesma – satisfação do desejo determinante de prazer.

Aqui damos atenção especial ao tabaco, uma vez que no dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco.

As primeiras publicações alertando sobre os efeitos do tabaco na saúde foram publicadas na Revista Lancet em 1858, daí em diante o mundo tem se conscientizado dos riscos que os fumantes correm, produzindo leis protetivas. 

 

Alertamos, a seguir, para alguns fatores de risco associados ao uso do tabaco:

 

1.Problemas cognitivos e mentais.

2.Déficit de atenção com hiperatividade.

3.Perda de memória.

4.QI mais baixo em adolescente.

5.Quanto mais se fuma menor é a atividade do córtex pré-frontal (região do cérebro determinante para a tomada de decisões).

6.Plasticidade neural afetada.

7.Transtornos do humor.

8.Nicotina na adolescência danifica as vias produtoras de serotonina no cérebro, facilitando o desenvolvimento de quadros depressivos.

9.A ingestão de nicotina a longo prazo aumenta a tolerância ao álcool, ou seja, é necessário ingerir mais álcool para produzir um mesmo efeito.

10.Adolescentes que fumam são 9 vezes mais suscetíveis a receber o diagnóstico de abuso de álcool e 13 vezes mais suscetíveis a receber o diagnóstico de abuso e dependência de outras drogas.

 

A fumaça de cigarros contém mais de 7.000 substâncias, dentre as quais pelo menos 69 são carcinogênicas, também afeta a saúde das crianças, podendo acarretar: síndrome da morte súbita, otites de repetição, bronquiolite, asma, prematuridade e prejuízo no desenvolvimento cerebral do feto.

A decisão de parar de fumar está também em nossas mãos, juntos devemos apoiar as pessoas com as ferramentas e os recursos necessários, com iniciativas que permitirão salvar vidas e criar sociedades mais saudáveis.

 

Saiba mais:

  1. LOTUFO, João Paulo Becker. Álcool, tabaco e maconha: drogas pediátricas: o envolvimento do pediatra e da família na prevenção. [S.l: s.n.], 2016.
  2. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Tabagismo. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tabagismo

 

Relator:

Fernando MF Oliveira

Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: piotr marcinski | depositphotos.com