Nota de Repúdio da SPSP ao artigo “Is SciELO a Publication Favela?”, de autoria do Sr. Jeffrey Beall

Texto divulgado em 11/08/2015

A Diretoria Executiva da SPSP – Associação de Pediatria de São Paulo e a Diretoria de Publicações da Revista Paulista de Pediatria repudiam de modo veemente a tentativa de desqualificação da biblioteca eletrônica SciELO – Scientific Electronic Library Online, feita pelo sr. Jeffrey Beall, publicada no artigo preconceituoso intitulado “Is SciELO a Publication Favela?”, na tentativa de defender as grandes editoras (publishers) comerciais (ver em http://scholarlyoa.com/2015/07/30/is-scielo-a-publication-favela/). A competição das editoras internacionais com o SciELO não justifica a publicação do sr. Beall, que ignora fatos e menospreza os avanços extraordinários do modelo em acesso aberto do SciELO.

A SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos, resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que, desde 2002, conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

É um programa gerencial, técnico e acadêmico importante e inovador na evolução da editoração e da visibilidade nacional e internacional dos periódicos do Brasil e dos 15 países-membros da Rede SciELO, cujo financiamento é liderado pela FAPESP, que se projeta internacionalmente como uma das mais avançadas e inovadoras agências governamentais de financiamento da pesquisa, e pelo CNPq, principal órgão de fomento à pesquisa do governo brasileiro. Da mesma forma, o SciELO recebe apoio de instituições públicas nos demais países da América Latina, na Espanha, em Portugal e na África do Sul.

Ao tentar depreciar a imagem do programa SciELO, o sr. Beall extrapolou os limites morais e éticos, pelo que merece o repúdio da SPSP.

Dra. Ruth Guinsburg
Editora-chefe da Revista Paulista de Pediatria