Novo “Pediatra Atualize-se” é dedicado à Saúde Mental Infantil

Novo “Pediatra Atualize-se” é dedicado à Saúde Mental Infantil

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 14/03/2017


A segunda edição de 2017 do Pediatra Atualize-se dedica-se a temas relacionados a saúde mental, abordando situações comuns nas consultas pediátricas.

O Departamento Científico de Saúde Mental da SPSP elaborou textos com orientações práticas para o pediatra de como abordar essas ocorrências. Sendo assim, o primeiro texto trata de uma situação relativamente comum: A fala e a falta dela. Através da discussão de dois casos clínicos, a autora propõe possíveis abordagens e traz instruções sobre para qual especialidade o pediatra pode encaminhar o paciente.

Já o segundo texto, O que observar nas consultas regulares, traz dicas práticas do que observar nas consultas em cada fase: de 0 a 3 anos, na criança maior e no adolescente; além de lembrar da importância de um olhar complementar entre saúde física e mental por parte do pediatra, não apenas para a criança, mas também para a família.

Por fim, o texto Ele não fala e não responde ao chamado: será autismo? aborda especificamente o autismo, com exemplos de aspectos que devem ser observados pelo pediatra, como a dificuldade em se relacionar com as outras pessoas, olhar “vazio”, entre outros, para que o transtorno seja detectado rapidamente e o prognóstico seja o melhor possível.

Veja esta edição