O mistério da leitura

O mistério da leitura

18 de abril é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. É dele esta frase: “Um país se faz com homens e livros”, que mostra a importância dos livros para o desenvolvimento das pessoas. 

A família desempenha papel fundamental para aproximar a criança da cultura escrita, que descortina o mundo mágico da leitura. Esse estímulo deve ser introduzido no cotidiano da criança mesmo antes da alfabetização formal e da própria escola. Através da contação de histórias, os pais começam a estimular a imaginação da criança, o mundo da fantasia e dos sonhos, a concentração, o raciocínio, o desenvolvimento da fala, a ampliação de vocabulário e a capacidade de interpretação e memorização, além da afetividade e do desenvolvimento cognitivo e motor. “Aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.” (Vygotsky)

O prazer pela leitura é um hábito que se constrói no ambiente familiar, em especial.

O hábito da leitura prepara a criança para o mundo letrado e ajuda a formar pessoas mais “abertas”, com uma visão ampliada de si mesmas, da sociedade e do mundo em que vivem.

Ler para a criança pequena é encenar.

A leitura de texto para a criança tem um caráter especial, pois a criança não se prende muito à história, e sim à entonação da voz, às expressões faciais, aos movimentos corporais, ao colorido e às texturas das páginas. Assim, é mais adequada, nessa fase, a leitura frase a frase, de modo solto, curto, promovendo um diálogo entre a criança e o livro. Após essa etapa inicial, a criança conseguirá recontar a história usando as ilustrações contidas nos livros e imitando a fala do adulto. Desse modo, prossegue seu desenvolvimento até se apropriar, naturalmente, da linguagem escrita. 

Ler, então, se transforma em prazer.

“Entre todas as espécies, apenas o ser humano adquiriu a misteriosa capacidade de ler… A cada vez que abrimos um livro, entre o olho e a superfície do papel acontece um milagre, algo de fato incrível. Vemos sequências de letras, mas quando as percorremos com visão, nosso cérebro as transforma em imagens, pensamentos, cheiros, vozes.” (Escrever é muito perigoso: ensaios e conferências. Olga Tokarczuk. São Paulo: Todavia, 2023, p.80)

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP